Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Entenda a doença autoimune do ator José Mayer

A granulomatose de Wegener é considerada crônica


postado em 30/07/2018 16:48 / atualizado em 30/07/2018 16:54

O ator José Mayer é vítima da granulomatose de Wegener, doença autoimune considerada crônica(foto: João Miguel Júnior/TV Globo/Divulgação)
O ator José Mayer é vítima da granulomatose de Wegener, doença autoimune considerada crônica (foto: João Miguel Júnior/TV Globo/Divulgação)
Depois de ter sido acusado de abuso sexual pela figurinista Su Tonani, de 28 anos, dentro das dependências da TV Globo, no início do ano passado, o ator José Mayer, de 68 anos, já passou por um quadro depressivo e, no mês de abril de 2018, foi internado na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Diagnosticado com granulomatose de Wegener, doença rara e autoimune, o artista recebeu alta do hospital no último domingo, dia 29 de julho.

Mayer estava sob os cuidados do pneumologista Marcelo Kalichsztein. "O ator passa bem", diz nota enviada à imprensa pelo hospital carioca.

Essa doença, segundo informação do Hospital Israelita Albert Einstein, pode afetar ouvidos, nariz, garganta, pulmões e rins. "O fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos pode ficar reduzido, causando danos", diz a entidade médica, citada pelo serviço de busca do Google.

Os sintomas da granulomatose de Wegener podem incluir dor na face e nas articulações, tosse com sangue, febre, sinusite, sangue na urina e perda de audição. "Os tratamentos incluem medicamentos que suprimem o sistema imunológico e monitoramento de sintomas recorrentes", diz o Albert Einstein.

Normalmente, para o controle da condição, são usados corticoides, imunossupressores, antibióticos e até quimioterapia e transfusão de sangue.

Vale lembrar que a doença é considerada crônica e requer exames laboratoriais ou de imagem para que seja feito o devido diagnóstico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade