Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Envelhecimento causa a 'síndrome do braço curto'?

A idade traz consequências como a presbiopia, ou 'vista cansada'


postado em 18/07/2018 12:47 / atualizado em 18/07/2018 13:13

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Apesar de ser complexo e adaptável, o olho humano também é um órgão que sofre as consequências do envelhecimento. Condições como catarata; degeneração macular relacionada à idade; retinopatias diabéticas e hipertensivas são algumas das doenças que podem aparecer com o passar dos anos. Certos distúrbios oculares, apesar de menos graves, são irreversíveis. É o caso da presbiopia, a popular "vista cansada", ou "síndrome do braço curto". A condição afeta as pessoas em diferentes graus e tem o fator idade como o mais importante. "A presbiopia acontece devido à perda da acuidade visual para perto. Neste caso, o indivíduo tem dificuldade para focar objetos próximos", explica o oftalmologista Minoru Fujii, do hospital CEMA, de São Paulo (SP).

Com o tempo, o cristalino (estrutura responsável por focar objetos) perde o poder de acomodação, ou seja, deixa de se adaptar às diferentes distâncias. Essa perda de flexibilidade é natural e tende a se agravar depois dos 50 anos. A necessidade de deixar os objetos, como livros e celulares, cada vez mais distantes para poder enxergar melhor dá a essa condição o nome bem peculiar de "síndrome do braço curto". Além da dificuldade de enxergar de perto, a presbiopia também provoca sintomas como cansaço nos olhos, sensação de pálpebras pesadas, dores de cabeça e fadiga.

"Algumas pessoas começam a apresentar presbiopia aos 38, 40 anos. Apesar de não evoluir para algo mais sério, esse problema pode afetar muito a qualidade de vida, principalmente no trabalho, caso o paciente não faça a correção", comenta o médico. O tratamento para a doença é simples: uso de óculos de leitura ou lentes de contato. O tratamento cirúrgico só é indicado quando há outra enfermidade ocular paralela, como a catarata. Neste caso, o especialista pode optar por fazer a correção do cristalino (que melhora a presbiopia) juntamente com a retirada da catarata.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade