Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Ministério da Saúde tem equipe contra as fake news

Principal alvo são as campanhas difamatórias contra as vacinas


postado em 17/07/2018 16:57 / atualizado em 17/07/2018 17:00

(foto: Facebook/Ministério da Saúde/Reprodução)
(foto: Facebook/Ministério da Saúde/Reprodução)
Se não bastasse a baixa cobertura vacinal no Brasil e os surtos de sarampo no país, o governo federal ainda enfrenta o desafio criar ações de combate às chamadas fake news (notícias falsas) relacionadas à imunização. A estratégia do Ministério da Saúde, da Secretaria de Comunicação da presidência da república e outros órgãos é tentar minimizar os prejuízos causados à população pelo compartilhamento de informações equivocadas sobre os efeitos das vacinas.

Por meio de nota enviada à Agência Brasil, o Ministério da Saúde informa que conta com uma equipe de monitoramento responsável por analisar as principais notícias de saúde no meio digital, tanto em portais de notícias quanto nas redes sociais. Em 2017, foram recebidos mais de 2,2 mil alertas. Este ano, até o momento, foram mais de mil.

"Todos eles são analisados pela assessoria de comunicação e, caso necessário, é realizada uma intervenção ativa para esclarecer o posicionamento do Ministério da Saúde", informa a pasta.

Ainda de acordo com o ministério, uma publicação esclarecendo que não existe o subtipo H2N3 do vírus Influenza no Brasil – boato que circulou nas redes sociais e grupos de WhatsApp no início do mês de abril – registrou 22.030 compartilhamentos, 1.580 comentários, 11.890 reações (curtidas e afins) e alcançou 2,2 milhões de pessoas, na página oficial da pasta no Facebook.

Sarampo e pólio

Vale reforçar que entre os dias 6 e 31 de agosto, o ministério promove a Campanha Nacional de Seguimento Contra o Sarampo e a Poliomielite. O foco da vacinação são crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade