Publicidade

Estado de Minas CIDADE

Parque Ecológico é uma ótima opção de lazer no bairro Cidade Nova

Área verde tem mais de 14 mil m² e várias opções de lazer


postado em 11/07/2018 08:50 / atualizado em 11/07/2018 10:03

Com mais de 14 mil m² de área, o Parque Ecológico do Cidade Nova, na região nordeste de Belo Horizonte, é um ótimo local para prática de esportes, lazer e contemplação(foto: Flickr/PBH/Mara Damasceno/Reprodução)
Com mais de 14 mil m² de área, o Parque Ecológico do Cidade Nova, na região nordeste de Belo Horizonte, é um ótimo local para prática de esportes, lazer e contemplação (foto: Flickr/PBH/Mara Damasceno/Reprodução)
Que passa pela movimentada avenida José Cândido da Silveira, no bairro Cidade Nova, região nordeste de Belo Horizonte, logo se depara com uma grande área verde. Trata-se do Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, que reúne muitas atrações e oferece um ambiente familiar e contemplativo. Implantado em 1990, a partir de uma mobilização da comunidade local, o espaço sempre foi um desejo dos moradores, que, com o passar dos anos, se apropriaram cada vez mais dessa importante área verde da capital mineira.

Carinhosamente chamado pela população de Parque da Cidade Nova, a área de aproximadamente 14,1 mil m² tem predominância de vegetação exótica, ornamental e árvores frutíferas, além de espécies do Cerrado, como ipê, sucupira e pimenta-de-macaco. Grande parte da vegetação, que abriga principalmente aves como bem-te-vi e rolinha, é resultado de regeneração natural.

Não somente a flora e a fauna encantam os visitantes: o lugar tranquilo, aconchegante e familiar também propicia lazer e boas áreas de convivência. "O parque Professor Marcos Mazzoni é muito bem frequentado pela população do bairro e de várias outras regiões da cidade. Trata-se de uma área verde bem preservada e acolhedora, que recebe, inclusive, uma média de 16 eventos por mês", comenta Robson Ricardo Machado, gerente de parques da Regional Nordeste da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Uma atração do parque é a escultura do tamanduá, que foi criada pelo artista plástico Marcos Mazzoni, que dá nome à área de preservação(foto: Flickr/PBH/Mara Damasceno/Reprodução)
Uma atração do parque é a escultura do tamanduá, que foi criada pelo artista plástico Marcos Mazzoni, que dá nome à área de preservação (foto: Flickr/PBH/Mara Damasceno/Reprodução)

A átrea de preservação conta com brinquedos – balanços, escorregadores e gangorras –, jogos de tabuleiro, cantinho de pedrinhas, teatro de arena, aparelhos de ginástica e espaços para a prática de esportes.

Curiosidade

O nome do parque é uma homenagem ao artista plástico e professor Marcos Mazzoni que por muitos anos morou no bairro Cidade Nova e teve importante papel na criação dessa área verde. Ele foi o idealizador das topiarias dos jardins e uma das suas obras de arte, a escultura de tamanduá, também se encontra exposta no local.

Funcionamento

O Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni funciona diariamente, das 8h às 18h. Ele está situado na rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo 1.002, Cidade Nova.

(com portal da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade