Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Saiba qual é o segredo do sorriso do atacante Roberto Firmino

A brancura dos dentes do jogador do Brasil virou até meme na internet


postado em 06/07/2018 12:42 / atualizado em 06/07/2018 12:44

Internautas não perderam a chance de brincar com as lentes de contato nos dentes do atacante Firmino, da Seleção Brasileira, que está com um sorriso muito branco(foto: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)
Internautas não perderam a chance de brincar com as lentes de contato nos dentes do atacante Firmino, da Seleção Brasileira, que está com um sorriso muito branco (foto: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação)
O atacante alagoano Roberto Firmino, de 26 anos, da Seleção Brasileira e do Lievrpool, da Inglaterra, além de ser conhecido pelo bom desempenho em campo, é famoso por ter um sorriso extremamente branco. O jogador brasileiro já virou até meme na internet devido às dievrsas fotos em que aparece sorrindo. O que muita gente quer saber é: como os dentes do Firmino são tão brancos?

Apesar de ter sido alvo dos internautas, o atleta não fez nada demais com seus dentes. Ele e inúmeras celebridades, como o também craque Neymar Jr., o apresentador Rodrigo Faro, a blogueira Nah Cardoso e a atriz Larissa Manoela, são apenas exemplos de pessoas que apelaram para a lente de contato dental. "Não se trata de um simples clareamento nos dentes. No caso de Firmino, é um tratamento estético com laminados de porcelana, que são pequenas peças confeccionadas artesanalmente ou por meio de impressoras 3D, têm de 0,2 a 0,5 mm de espessura e são colocadas sobre o esmalte com cola especial, dente por dente", explica o odontologista Luis Calicchio, do grupo Ateliê Oral.

Conhecida como as lentes de contato dos dentes, a técnica, normalmente, é usada para adequar a estética do paciente e, principalmente, para dar uma nova harmonia ao sorriso de acordo com os traços faciais, e também alinhar imperfeições. É recomendada para adultos com dentes pequenos ou espaçados, correção de desalinhamentos sutis e para quem deseja padronizar a tonalidade dos dentes, deixando todos da mesma cor. Esses são alguns dos motivos que fizeram a busca pela técnica aumentar em 300% nos consultórios entre 2014 e 2015, segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

É preciso atenção, contudo, para que a moda não deixe todo mundo igual ou com dentes muito brancos e desproporcionais. "Quando o sorriso fica falso é porque não está harmonioso, é como se a pessoa estivesse usando dentes que não são dela. É importante um estudo detalhado da face de cada paciente, um planejamento de acordo com formato do rosto, do nariz, do tamanho dos olhos e maxilar de cada paciente, para que os dentes sejam feitos de uma forma personalizada", explica o dentista.

Além disso, a lente de contato dental não é para todos. "Pacientes com problemas severos de alinhamento ou com bruxismo não devem usá-la. A aplicação da técnica também não é indicada para quem já tem próteses, além de requerer gengivas 100% saudáveis", alerta o especialista.

Com relação à coloração dos dentes, a recomendação de Luis Calicchio é para que seja feita da forma mais natural possível. Entretanto, a responsabilidade pela "brancura", geralmente, é do paciente. Se a saúde bucal estiver em dia, se a parte funcional dos dentes e os princípios de mordida estiverem equilibrados, e se a cerâmica estiver bem adaptada, o conceito estético da cor pode ser o do paciente, esclarece o especialista. Ou seja, os dentistas dão recomendações de acordo com os seus princípios e conceitos estéticos, mas, muitas vezes, é a exigência do paciente que prevalece.

Seguindo à risca as recomendações dos dentistas, a lente de contato pode durar mais de 10 anos e a manutenção é considerada simples. O problema é o alto custo do procedimento. Dependendo da clínica, cada dente pode sair por até R$ 3 mil. Ou seja, deixar o sorriso completamente branco não é para qualquer um.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade