Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Afinal, a chamada 'vitamina S' faz bem para as crianças?

Entenda até que ponto os pequenos devem ter contato com 'sujeira' e animais


postado em 31/08/2018 08:46 / atualizado em 31/08/2018 09:01

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que é bom deixar as crianças, mesmo muito pequenas, brincarem no chão, terem contato direto com terra, plantas e animais para que o organismo delas, supostamente, ganhe "resistência". Ou seja, dessa forma, o sistema imunológico desenvolve anticorpos contra vírus e bactérias presentes no ambiente, evitando que fiquem facilmente doentes. Existe até uma afirmação popular que diz que a criança que vive junto à natureza está "consumindo" a chamada "vitamina S", em referência à primeira letra da palavra sujeira.

Pode até ser surpreendente para alguns, mas a atitude de deixar os pequenos viverem de forma mais livre realmente é benéfico para o organismo deles. É o que confirma a pediatra Maria Thereza Valadares, do Comitê de Primeira Infância da Sociedade Mineria de Pediatria (SMP). "Existem muitos estudos científicos que mostram que ao ter convívio com a natureza as crianças entram em contato com micro-organismos que ajudam na produção de anticorpos contra infecções que podem surgir ao longo da vida", esclarece a especialista. Ela acrescenta que isso vale também para crianças que têm contato com animais e brincam no chão, mesmo nos grandes centros urbanos.

A necessidade de adquirir anticorpos serve de alerta para pais considerados "superprotetores", cujos filhos vivem sempre no colo ou em carrinhos de passeio. Neste caso, o comportamento mais conservador pode ser prejudicial para as crianças, fazendo com que o sistema imunológico demore mais para desenvolver proteção contra algumas doenças.

Além disso, segundo Maria Thereza Valadares, não basta apenas "soltar" os pequeninos no chão e deixar que desfrutem da natureza e dos animais sem nenhuma supervisão. "Costumo dizer que quando as crianças estão brincando livremente, os pais devem desconectar do celular e conectar aos filhos. Neste caso, é necessário tomar cuidado para evitar que as crianças sofram picadas de insetos, mordidas de animais, entre outros perigos que podem surgir", orienta a pediatra da SMP.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade