Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Anvisa aprova novo remédio para diabetes tipo 2

O Ozempic se mostrou eficaz na redução do peso e de complicações cardiovasculares


postado em 21/08/2018 11:52 / atualizado em 21/08/2018 11:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2. Em testes que avaliaram sua segurança clínica, o Ozempic (nome comercial para a semaglutida) apresentou eficácia na redução da hemoglobina glicada (vinculada à glicemia ou ao nível de açúcar no sangue), do peso e das complicações cardiovasculares. O fármaco consiste num produto biológico com solução injetável e de aplicação semanal.

Segundo o médico Freddy Goldberg Eliaschewitz, assessor científico da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Ozempic é indicado para tratar adulto cujo diabetes esteja insuficientemente controlado, trazendo importantes benefícios à saúde do paciente. "Além de diminuir rapidamente a glicemia e a hemoglobina glicada, reduz pressão arterial, triglicérides e a perda de proteína pelo rim", comenta o especialista.

O membro da SBD participou do teste de 104 semanas que avaliou os efeitos do novo medicamento em 3.297 pessoas com diabetes tipo 2 e que tinham elevado risco cardiovascular. Dentre os resultados, destacam-se as reduções nas ocorrências de acidente vascular cerebral (AVC), chegando a 39%, e de infarto do miocárdio, em 26%.

"Analisando o estudo ao qual o Ozempic foi submetido, concluímos que ele, além de ser seguro, é benéfico ao paciente. Quem é tratado com essa droga tem uma redução de 26% na taxa de desfecho combinado por morte cardiovascular, infarto e AVC", diz Eliaschewitz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade