Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo imuniza 80% das crianças

Meta original do governo era de 95% de cobertura vacinal


postado em 31/08/2018 17:04 / atualizado em 31/08/2018 17:07

(foto: Jornal da USP/Divulgação)
(foto: Jornal da USP/Divulgação)
Nesta sexta, dia 31 de agosto, data inicialmente selecionada pelo governo para encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo, o Ministério da Saúde divulgou os dados da imunização: 80% das crianças com idade entre 1 ano e 5 anos foram vacinadas até o momento. A meta original é vacinar 95% do público-alvo, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até o momento, Amapá, Rondônia e Pernambuco já vacinaram mais de 95% das crianças. Nove estados brasileiros e o Distrito Federal, entretanto, permanecem abaixo da média nacional de 80%: Rio de Janeiro, Roraima, Amazonas, Acre, Pará, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Estados e municípios que ainda não atingiram a cobertura vacinal recomendada foram orientados pelo governo a abrir os postos de saúde amanhã (1º). O ministério lembra que a organização da mobilização no fim de semana é de responsabilidade de cada cidade e que, portanto, é necessário verificar com as secretarias municipais quais postos estarão abertos.

Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que, mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo, devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável, e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menos de 5 anos vão receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade