Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Doodle do Google homenageia Ebenezer Morley, que modernizou o futebol

O advogado inglês ajudou a criar as regras da prática esportiva


postado em 16/08/2018 11:21 / atualizado em 16/08/2018 11:23

Nesta quinta, dia 16 de agosto, o Doodle do Google está homenageando o inglês Ebenezer Morley, responsável por modernizar o futebol(foto: Google.com/Reprodução)
Nesta quinta, dia 16 de agosto, o Doodle do Google está homenageando o inglês Ebenezer Morley, responsável por modernizar o futebol (foto: Google.com/Reprodução)
Nesta quinta, dia 16 de agosto, o Doodle (logomarca estilizada) do buscador Google está homenageando oa dvogado inglês Ebenezer Cobb Morley (1831-1924), que teve papel importante na organização do futebol ao criar as primeiras regras do esporte que surgiu no século XIX. Ele também ajudou a fundar a The Football Association (FA), que é a associação de futebol da Inglaterra. A informação é da rede britânica de TV BBC.

A modernização do esporte como conhecemos hoje foi totalmente influenciada por Ebenezer. Em 1863 ele estabeleceu as regras para a prática que, até então, era considerada caótica e muito violenta. Até então, não havia campeonatos organizados, e as diversas formar de jogar futebol só ajudaram a aumentar a confusão. Sem contar que a falta de regulamentação estimulava a prática de jogadas agressivas.
(foto: Wikimedia/Reprodução)
(foto: Wikimedia/Reprodução)

Conhecido como o "pai do futebol moderno", Ebenezer Morley nasceu no dia 16 de agosto de 1831, há exatos 187 anos, por isso a data foi lembrada nesta quinta pelo Google.

Conforme a BBC, a elaboração das regras do esporte se deu após uma reunião que o advogado convocou para outubro de 1863. Ele reuniu membros de clubes de futebol de todo o país no pub Freeman's Tavern. O encontro também culminou na criação da associação de futebol da Inglaterra, órgão que rege até hoje o esporte no país, e à redação de uma lista de 13 regras, que seriam padronizadas em todo território nacional.

As novas exigência foram usadas em 19 de dezembro do mesmo ano, na partida entre Barnes e Richmond, que terminou em 0 a 0.

(com BBC Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade