Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

É grande o número de brasileiros com fobia social

Problema psicológico sério costuma levar à reclusão e a outros problemas


postado em 27/08/2018 11:20 / atualizado em 27/08/2018 11:13

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
De acordo com levantamento divulgado no Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em 2017, cerca de 13% da população brasileira sofre com a chamada fobia social, também chamada de "transtorno de ansiedade social". "[Ela] é caracterizada pela ansiedade e pelo medo intenso de estar exposto, podendo ser avaliado e julgado por outros. Nesta situação, a pessoa apresenta sinais como sudorese, taquicardia, boca seca, tremor, tensão muscular, rubor facial, náusea e outros. Quem tem fobia social pode desencadear os sintomas a qualquer momento, em qualquer circunstância. Seja em festas ou reuniões, a pessoa se sente angustiada só de perceber que está sendo observada", explica o psiquiatra Mario Louzã, em artigo enviado à imprensa.

Nessa condição, o indivíduo costuma ser muito inseguro e adquire uma baixa autoestima, o que leva ao sentimento de desvalorização e inferioridade. "Em determinadas situações, o nervosismo é tão grande que a pessoa chega a demonstrar claramente seus sinais de ansiedade e insegurança. Falar em público, durante uma apresentação escolar ou uma palestra, é um pesadelo do qual a pessoa faz de tudo para evitar, a chamada 'esquiva fóbica'", comenta o médico.

Ainda conforme o especialista, em função da fobia social, o indivíduo acaba tendo prejuízos pessoais, profissionais e sociais, uma vez que tende a se isolar constantemente. Além disso, a vítima pode apresentar outros transtornos mentais, especialmente depressão e abuso ou dependência de substâncias psicoativas, como o álcool. "Por ser um desinibidor do comportamento socialmente aceito, acaba sendo um recurso bastante utilizado", diz Mario Louzã.

O psiquiatra esclarece que o tratamento da fobia social é feito por meio de medicamentos e de psicoterapia. "A medicação auxilia no controle das manifestações físicas da ansiedade. Eventualmente, os medicamentos são usados também para o tratamento de outros transtornos mentais consequentes à fobia social. A terapia comportamental utiliza a técnica de 'exposição progressiva', permitindo que a pessoa aprenda, gradualmente, a enfrentar situações que geram ansiedade. A situação social fobogênica pode ser simulada em consultório, possibilitando o treino do controle da ansiedade", diz o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade