Publicidade

Estado de Minas MINAS

Natureza e religião se misturam no Santuário do Caraça

Ponto turístico é uma das sete maravilhas da Estrada Real


postado em 21/08/2018 10:29 / atualizado em 21/08/2018 10:44

A bela igreja neogótica do Santuário do Caraça se mistura às belezas naturais do ponto turístico de Minas Gerais, uma das sete maravilhas da Estrada Real(foto: Santuário do Caraça/Divulgação)
A bela igreja neogótica do Santuário do Caraça se mistura às belezas naturais do ponto turístico de Minas Gerais, uma das sete maravilhas da Estrada Real (foto: Santuário do Caraça/Divulgação)
Religiosidade e belas paisagens naturais. Esse é o cenário que o visitante encontra nos quase 13 mil hectares de Mata Atlântica e cerrado do Santuário do Caraça, localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais. Ele recebeu o título de uma das sete maravilhas da Estrada Real. O ponto turístico mineiro conta com uma construção do século XIX que chama a atenção por destoar do verde que a cerca e das serras no entorno.

O Caraça faz parte da Serra do Espinhaço e foi fundado em 1774 pelo irmão Lourenço de Nossa Senhora, um português que veio para o Brasil e resolveu se afastar de tudo para se dedicar à fé, encontrando na região central de Minas o lugar que seria seu refúgio. Inicialmente, o santuário era formado por um pequeno oratório para peregrinos que também buscavam o isolamento para se conectar com o Divino.

Quando Lourenço faleceu, ele doou o terreno para a Igreja Católica com a condição de que ali fosse contruído um colégio para meninos e um seminário para padres. Atendendo aos desejos de seu fundador, em abril de 1820 foi inaugurado o Colégio do Caraça, recebendo seus quatro primeiros alunos. Por 150 anos a instituição foi referência entre os colégios internos brasileiros, oferecendo educação de qualidade para garotos de todas as partes do país. O espaço também abrigou um seminário para formação de padres e possui a primeira construída no estilo neogótico do Brasil. Os vitrais da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens foram produzidos na França a mando do imperador Dom Pedro II, que resolveu presentear o lugar após uma passagem que o deixou maravilhado.
(foto: Santuário do Caraça/Divulgação)
(foto: Santuário do Caraça/Divulgação)

Em 1968 um terrível e acidental incêndio tomou o primeiro andar do Colégio do Caraça, transformando em cinzas boa parte da história do local. Alguns livros, vitrais e outros itens conseguiram ser salvos e garantiram a preservação da história da instituição de ensino que ainda traz boas lembranças para os meninos que lá viveram, como o atual diretor do santuário, padre Lauro Palú.  Após o incêndio, com os esforços da comunidade eclesiástica e da sociedade civil, o lugar foi restaurado, mas não mais para ser um colégio e seminário, e sim, para ser transformado em santuário de preservação e conscientização ambiental.

O Caraça abriga diversas espécies da flora e fauna (incluindo o famoso lobo-guará), algumas endêmica da região serrana, além de trilhas que levam a rios, piscinas naturais e belas quedas d'água. Hoje, o local abriga ainda um museu que conta toda a sua história, desde a fundação; uma biblioteca com raros e antigos exemplares; celebrações de missas diárias, na igreja neogótica; além de um hotel e restaurante com gastronomia da região.

Serviço:

Santuário do Caraça
Local: Estrada do Caraça, KM 9 – entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara
Como chegar: acesso pelas rodovias BR-381 e MG-436, além do acesso por trem (Estação Dois Irmãos em Barão de Cocais/MG)
Funcionamento (visitação): todos os dias, das 8h às 17h

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade