Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Obesidade infantil é fator de risco para doença renal

Sobrepeso pode causar diabetes e hipertensão, que ameaçam os rins


postado em 14/08/2018 08:00 / atualizado em 14/08/2018 08:19

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) faz um alerta sobre os riscos para os rins da obesidade infantil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos com sobrepeso chega a 124 milhões em todo o mundo. "Trata-se de uma epidemia, tendo como agravante a grande possibilidade de que mantenham o sobrepeso ou a obesidade quando chegarem à idade adulta", comenta Marcelo Mazza, diretor científico da SBN.

No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é de que 33% das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos estejam acima do peso. De acordo com o nefrologista, a obesidade traz complicações sérias para os rins, como diabetes e hipertensão, que danificam os órgãos e abrem as portas para a doença renal crônica. "A obesidade é um fator de risco já estabelecido para o desenvolvimento da doença renal, não só como um fator isolado, mas por, na maioria das vezes, estar acompanhado de hipertensão arterial e do diabetes", explica o médico.

Marcelo Mazza ressalta que, além do fator genético, na maioria dos casos a falta de atividade física e da alimentação desregrada e hipercalórica são os principais fatores que levam as crianças à obesidade, por isso é fundamental uma mudança de hábitos para evitar o aparecimento de doenças graves como a renal crônica. "Isso precisa envolver toda a família e a toda a sociedade, pois as crianças são influenciadas por elas na escolha do estilo de vida", diz o especialista.

A principal orientação da Sociedade Brasileira de Nefrologia para os pais é que incentivem a prática de exercícios, a alimentação equilibrada, a ingestão de quantidade adequada de água e ajudem os jovens a evitarem o tabagismo. "São medidas possíveis que, se tomadas desde cedo, conseguem impedir que a criança chegue à vida adulta como mais um obeso, sem saúde e com mais probabilidades de desenvolver doenças", afirma o nefrologista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade