Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Produção de grãos deve crescer 30% nos próximos 10 anos no Brasil

A estimativa é do Ministério da Agricultura e da Embrapa


postado em 07/08/2018 09:45 / atualizado em 07/08/2018 09:58

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Segundo estimativa da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Secretaria de Inteligência e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nos próximos 10 anos, o Brasil vai produzir 69 milhões de toneladas a mais de grãos, saltando dos atuais 232 milhões de toneladas para de 302 milhões na safra 2027/2028. O crescimento será puxado principalmente pela soja (156 milhões de toneladas) e pelo milho (113 milhões de toneladas), um incremento estimado em 30% no total.

A produtividade é apontada como responsável pelo aumento da produção de grãos, já que, em termos de expansão de área, a projeção é de que o crescimento seja de 14,5%. A pesquisa utilizou dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); do Instituto de Pesquisa em Políticas de Alimentação e Agricultura; e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A expansão da área plantada de todas as lavouras (algodão, arroz, banana, batata-inglesa, cacau, café, cana-de-açúcar, feijão, fumo, laranja, maçã, mamão, mandioca, manga, melão, milho, soja grão, trigo, uva) no Brasil aumentará de 75 milhões hectares, em 2018, para 85 milhões de hectares nos próximos 10 anos, segundo o estudo. O crescimento global será de 13,3%, o equivalente a 10 milhões de hectares em regiões de pastagens naturais ou por reaproveitamento de áreas degradadas, conforme o estudo. Uma outra parte do crescimento da área plantada deve ocorrer em áreas de fronteira localizadas no centro-oeste, norte e nordeste. As maiores expansões devem ocorrer no plantio de soja, cana-de-açúcar e milho.

Os plantios de arroz, feijão, mandioca e laranja devem ter redução de área plantada, mas, segundo o a pesquisa, ganhos de produtividade deverão compensar as reduções, evitando recuo de produção. "O café deve apresentar certa estabilização da área e os ganhos de produtividade obtidos nos últimos anos permitem obter produção crescente, mesmo com tendência de redução de área", informa o Ministério da Agricultura, em nota enviada à imprensa.

O cultivo de grãos (algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale) terá variação de área de 14,9%, de 62 milhões para 71 milhões de hectares, em 2027/2028, aumento de 9 milhões de hectares.

Regiões produtoras

De acordo com a pesquisa, o centro-oeste dispara no ranking das regiões que terão o maior aumento na produção de grãos, saindo de 103 milhões para 139 milhões de toneladas em 10 anos (aumento de 34,8%). Está prevista também uma expansão da produção de grãos em direção ao norte do país, com crescimento de 34% em relação à safra atual. Destacam-se nessa expansão os estados de Rondônia, Tocantins e Pará. Os estados do sul terão incremento de 24,8% (19 milhões a mais de toneladas), alcançando o total de 94 milhões de toneladas de grãos produzidos. Em termos de área plantada, os estados do centro-oeste terão expansão de 28,2%, seguida pelas regiões norte (23%) e sul (7,5%).

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade