Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Sabia que hoje é o Dia do Canhoto?

Viver num mundo 'destro' é um desafio para cerca de 10% da população


postado em 13/08/2018 13:43 / atualizado em 13/08/2018 13:49

(foto: Wikimedia/Alejandro Escamilla/Reprodução)
(foto: Wikimedia/Alejandro Escamilla/Reprodução)
Sabia que nesta segunda, dia 12 de agosto, é celebrado o Dia Mundial do Canhoto? A data foi criada em 1996 no Reino Unido para conscientizar as pessoas sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que usam prioritariamente a mão esqueda – a estimativa é que entre 8% e 15% da população mundial sejam formados por canhotos.

Existe uma teoria que diz que essa parcela do mundo possui maior perceção de espaço, mais facilidade com a Matemática e se saem melhor nas artes. Será verdade? Ao menos existem várias celebridades muito bem sucedidas em suas áreas e que são canhotas ou sinistrômanas: o cantor Paul McCartney; o ator Robert De Niro; o jogador Lionel Messi; a atriz Angelina Jolie; o príncipe William, da Inglaterra; o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama; o piloto Ayrton Senna; o lateral-esquerdo Marcelo; ator Keanu Reeves; a atriz Nicole Kidman; o músico Edgar Scandurra; a cantora Lady Gaga; a apresentadora Oprah Winfrey; o cantor Justin Bieber; e o cantor sertanejo Zezé di Camargo.

Além de enfrentarem um mundo "destro", desde o uso de uma tesoura ou a posição do mouse no computador, os canhotos também sofreram ao longo da história, já que o uso da mão esquerda era visto como algo ruim, até como a "marca do diabo", especialmente durante a Idade Média (476 a 1492). Mais tarde, esse hábito foi considerado sinal de rebeldia e até mesmo uma neurose.

Com isso, ao longo dos anos, as crianças canhotas eram forçadas a usar a mão direita, o que fez com que muitas se tornassem ambidestras (possuem a mesma habilidade nos dois membros superiores).

Curiosidade

Sobre a forma de raciocinar de destros e canhotos, um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, garante que aqueles que usam a mão esquerda pensam de forma diferente. Dependendo da mão com que se escreve ou come, a forma como o cérebro processa as imagens é distinta.

No entanto, ao contrário da crença popular, destros e canhotos não usam lados opostos do cérebro de forma predominante. Ainda que os usuários da mão direita utilizem prioritariamente o hemisfério cerebral esquerdo, a estimativa é que 70% dos sinistrômanos também recorram a este mesmo lado.

Confira outros grandes nomes da história que utilizavam a mão esquerda: Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Marie Curie, Albert Einstein, Alexandre o Grande, Joana d'Arc, Mahatma Ghandi, Winston Churchill, Adolf Hitler, Simón Bolívar, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven, Mark Twain e Lewis Carroll.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade