Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Muitos americanos estão saindo do Facebook

Pesquisa mostra que 26% dos usuários dos EUA excluíram do celular o app da rede social


postado em 06/09/2018 11:23 / atualizado em 06/09/2018 11:27

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Apesar de muitos brasileiros ainda utilizarem o Facebook diariamente, a rede social criada por Mark Zuckerberg parece não fazer tanto sucesso nos Estados Unidos. Segundo um levantamento feito pela empresa Pew Research Center, de pesquisa de mercado, cerca de quatro em cada 10 americanos (42%) dizem que fizeram uma pausa no uso da plataforma social por um período de várias semanas ou mais, enquanto cerca de um quarto (26%) disseram ter excluído o aplicativo do Facebook do smartphone.

A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 11 de junho, após o escândalo da captura não autorizada de informações pessoais de milhões de usuários do Facebook pela empresa britânica Cambridge Analytica.

Quando se trata de faixa etária, 44% dos usuários mais jovens (entre 18 e 29 anos) dizem ter excluído o app da rede social do telefone celular no ano passado. O dado é quase quatro vezes maior que o do público com 65 anos ou mais (12%). Além disso, conforme a Pew Research Center, os usuários mais velhos apresentaram menor probabilidade de alterar as configurações de privacidade do Facebook nos últimos 12 meses: apenas um terço dos usuários do Facebook com 65 anos ou mais fez isso, em comparação com 64% dos mais jovens.

Esse tipo de configuração é importante para que empresas como a Cambridge Analytica tenham menos acesso aos dados pessoais.

Ainda nesse sentido, a pesquisa mostra que cerca de um em cada 10 usuários da rede social (9%) baixaram os dados pessoais disponíveis no Facebook. Mas, apesar de ser um número relativamente pequeno, esse público é altamente consciente em relação à privacidade da plataforma, relata a Pew Research Center. Aproximadamente metade dos usuários que baixaram os dados pessoais do Facebook (47%) excluíram o aplicativo do celular, enquanto 79% optaram por ajustar as configurações de privacidade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade