Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2018

PT confirma Fernando Haddad como candidato a presidente

O ex-prefeito de São Paulo substitui Lula na disputa pelo Palácio do Planalto


postado em 11/09/2018 16:45 / atualizado em 11/09/2018 16:09

(foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Wilson Dias/Agência Brasil/Divulgação)
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou na tarde desta terça, dia 11 de setembro, em Curitiba (PR), o nome de Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo (SP), em substituição ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela presidência nas eleições deste ano. O ex-presidente está detido na Superintendência da Polícia Federal (PF) na capital paranaense desde abril, após condenação em segunda instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá (SP). Lula teve o registro de candidatura indeferido no início do mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A substituição foi definida por unanimidade em reunião da cúpula do partido. Segundo o deputado José Guimarães (PT-CE), que participou do encontro, a ex-deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB) será confirmada como vice na chapa de Haddad. Manuela desistiu de se candidatar à presidência após decisão do partido de apoiar o PT.

O TSE determinou que o PT deveria anunciar até esta terça (11) a substituição do nome de Lula na chapa presidencial, sob risco de o partido não poder lançar candidatura ao Palácio do Planalto.

Propaganda

A Justiça Eleitoral definiu também que o PT retire do ar as inserções e programas eleitorais em que o ex-presidente aparece como candidato. Se a medida for descumprida, há o risco de a coligação ter a propaganda suspensa pelos integrantes da corte.

Há ainda a expectativa de que Lula leia uam carta redigida por ele e direcionada ao "povo brasileiro". Nela, o ex-presidente deve afirmar que apoia a indicação de Haddad à presidência da república e que ele o representa.

De acordo com José Guimarães, Lula pede que a população apoie o PT e Haddad à frente da chapa.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade