Publicidade

Estado de Minas SOLIDARIEDADE

Bombeiros mineiros voltam de missão em Moçambique

A equipe de 20 militares ficou no país africano por 40 dias para ajuda humanitária devido à passagem dos ciclones Idai e Kenneth


postado em 07/05/2019 12:27 / atualizado em 07/05/2019 16:43

Bombeiros mineiros voltam a BH(foto: CBMMG)
Bombeiros mineiros voltam a BH (foto: CBMMG)
 Chegam nesta terça-feira (7) em BH os 20 militares que atuaram em Moçambique na maior missão de ajuda humanitária envolvendo bombeiros no Brasil. A equipe trabalhou por 40 dias em diversas áreas do país africano para minimizar danos causados pelo ciclone Idai (que devastou a região no dia 14 de março) e, depois, pelo ciclone Kenneth (que impactou a costa de Moçambique em 25 de abril). 

O trabalho dos militares envolveu resgate de pessoas ilhadas e em casas com risco de desabamento, resgate de corpos, avaliação de situações de áreas impactadas, liberação de vias, recuperação de estruturas de casas, igrejas e escolas, treinamentos com a população local, entre outras atividades. Segundo capitão Kleber Silveira, piloto e especialista em gestão de Defesa Civil, que conversou com Encontro cerca de duas semanas após chegada da equipe no país africano , a situação precária de grande parte da população também deve ser considerada nos tratamentos de recuperação e ajuda humanitária, pois muitos não têm acesso a itens básicos, como água potável e remédios, e não conseguiram retornar ao local onde moravam, tendo perdido tudo. "Poucos lugares usam água tratada e muitas casas sequer têm banheiro. Assim, transferir essas pessoas para abrigos temporários lhes garante melhor condição de saúde, alimentação, hidratação, pois isso é oferecido nesses acampamentos", disse.
 
 
As autoridades locais pediram prorrogação do prazo de atuação dos militares, e, por isso, uma nova equipe de cinco bombeiros chegou ao continente na última segunda-feira (6) para atuar junto com os militares Força Nacional de Segurança Pública. A previsão é de que eles permaneçam no país por cerca de trinta dias em missão humanitária. Os militares que chegam a BH devem ser recebidos pelo governador do Estado, Romeu Zema, o Comandante-Geral do CBMMG, Coronel Edgard Estevo da Silva, e o Chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias Botelho.  

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade