Publicidade

Estado de Minas INVERNO

Saiba como evitar riscos ao utilizar lareiras e aquecedores

Uso inadequado desses equipamentos pode levar a desmaios e, até à morte


postado em 17/07/2019 14:23 / atualizado em 17/07/2019 18:08

Segundo o Datasus, 322 brasileiros foram vítimas de intoxicação acidental por gases e vapores entre os anos de 2008 e 2017(foto: Unsplash)
Segundo o Datasus, 322 brasileiros foram vítimas de intoxicação acidental por gases e vapores entre os anos de 2008 e 2017 (foto: Unsplash)
Na maioria dos estados brasileiros, o inverno não costuma ser uma época de frio extremo. Entretanto, às vezes surgem massas de ar polar que derrubam as temperaturas. Quando isso ocorre, quem tem uma lareira ou um aquecedor a gás em casa utiliza esses equipamentos para aquecer o ambiente. Afinal, eles deixam os ambientes mais quentinhos e aconchegantes.

Porém, o acionamento de lareiras e aquecedores pode levar a problemas de saúde, demaios e, até, à morte, caso cuidados fundamentais não sejam tomados.

Exemplo disso, é que, em maio deste ano, uma família de seis brasileiros morreu no Chile por conta de um vazamento no sistema de aquecimento a gás.

Outro caso ocorreu no domingo (14 de julho), quando quatro pessoas, também de uma mesma família, foram encontradas mortas no apartamento onde moravam em São Paulo. A perícia da Polícia Civil paulista constatou que elas morreram por conta de um vazamento no aquecedor a gás do chuveiro.

Geralmente, acidentes desse tipo ocorrem por falta de manutenção preventiva ou reparos realizados incorretamente nos equipamentos. Deste modo, ocorre inalação de monóxido de carbono, um gás inodoro que é liberado durante processos de combustão. Inalar este composto gasoso pode causar tontura, dor de cabeça, fraqueza, vômito e, em casos mais graves, desmaio e morte.

A intoxicação por monóxido de carbono é mais comum do que se pode imaginar. Um estudo feito pela seguradora Safewise entre 2006 e 2010, revelou que, nos Estados Unidos, os Bombeiros atenderam, por ano, uma média de 72 mil casos. "Esse gás conecta-se às moléculas do sangue, ocupando o lugar do oxigênio na respiração", explicar o tenente João Gustavo Cruz, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

Ainda segundo o militar, no caso de uma emergência, o primeiro passo é retirar as pessoas do ambiente e transportá-las para um local aberto e arejado. Em seguida, é imprescindível acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193. Caso seja possível identificar parada respiratória em uma ou mais vítimas, o tenente João Gustavo Cruz reforça que é fundamental realizar manobras de ressuscitação até a chegada dos Bombeiros.

O fotógrafo Bruno Rafael Ribeiro possui uma lareira em casa e afirma que toma todos os cuidados na hora de usá-la. "É sempre importante conferir se a chaminé está desobstruída, porque muitos animais gostam de fazer ninhos por lá", comenta.

Vale lembrar que a lenha utilizada em lareiras precisa estar seca e não pode ser de madeira ainda verde, pois, neste caso, ela pode produzir muita fumaça. Por último, o fogo deve ser aceso em uma plataforma levemente elevada.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade