Publicidade

Estado de Minas ARQUITETURA

Saiba como tornar sua casa mais sustentável e fresca durante o verão

Nessa época do ano, a temperatura dentro das residências pode ficar insuportável; veja dicas de arquiteto


postado em 14/11/2019 16:42 / atualizado em 14/11/2019 17:58

Os ecotelhados também são uma estratégia bioclimática, pois ajudam a reduzir a temperatura e a quantidade de gás carbônico nas residências(foto: Pixabay)
Os ecotelhados também são uma estratégia bioclimática, pois ajudam a reduzir a temperatura e a quantidade de gás carbônico nas residências (foto: Pixabay)
Ah, o verão! O aumento das temperaturas e as horas a mais de sol criam um clima especial para quem gosta de curtir uma piscina. Infelizmente, não é tão bom assim quando ficamos dentro de casa, sofrendo com o calor e a falta de vento. Geralmente, a solução é ligar os ventiladores no máximo ou colocar o ar-condicionado em potência alta. Essas medidas desesperadas conseguem, de fato, amenizar o calorão, mas produzem impactos pesados no meio ambiente e na conta de luz.


Mas o seu lar não precisa necessariamente se tornar um "forno" durante o período mais quente do ano. Existem as chamadas estratégias bioclimáticas, que são um conjunto de medidas pensadas para tornar as casas mais adequadas ao clima de cada região. "Um bom exemplo disso é o iglu: fácil de construir, usa um material sustentável [neve] e é capaz de manter uma boa temperatura no seu interior", diz Sebastião Lopes, fundador da Arqsol Arquitetura e Tecnologia. Com quase 50 anos de experiência, o arquiteto elabora projetos focados na preservação ambiental e na redução do consumo de energia.


As estratégias bioclimáticas são tão antigas quanto a própria história do Brasil. Segundo Sebastião Lopes, índios e portugueses já usavam algumas medidas para tornarem os seus lares mais adequados ao clima tropical: "Tanto as ocas quanto as primeiras casas construídas por aqui tinham um pé direito (altura entre o chão e o teto) alto, tornando o ambiente bem mais arejado", conta o especialista.

Infelizmente, algumas destas técnicas foram perdendo espaço com o tempo, sendo substituídas pelo uso de insulfilm (película para vidros) e ar-condicionado. "Isso resultou nestes edifícios doentes de hoje, com o teto baixo e sem circulação de vento. Este é um modelo muito comum, encontrado em países do hemisfério norte, como França e Estados Unidos", critica Sebastião Lopes.

Para tornar sua casa mais sustentável e fresca nos dias mais quentes, confira as estratégias bioclimáticas citadas pelo arquiteto:

  • Pintura

    Dê preferência as cores claras, tanto dentro quanto fora da casa, pois elas refletem mais a luz, absorvendo menos calor e tornando a temperatura mais agradável. Segundo o arquiteto, você pode inclusive optar por ter um telhado branco, refletindo ainda mais os raios do sol

  • Ventilação

    Aquela brisa leve que entra pela janela é crucial para manter o ambiente fresco. "Aqui em BH, o vento vai - na maior parte do tempo - de leste para oeste. Por isso, sempre observe se a sua casa tem janelas nessas duas direções", observa Sebastião Lopes. As venezianas, com as suas pequenas aberturas, também ajudam a deixar o lar bem arejado

  • Paredes

    Observe a espessura das paredes externas antes de comprar uma casa. As mais grossas costumam funcionar - literalmente - como uma barreira contra o calor, estabilizando a temperatura no interior casa

  • Sombra

    "Um grande arquiteto do nordeste disse uma vez que antes de projetar uma casa, você precisa projetar uma sombra", recomenda o especialista. Por isso, é importante observar o beiral - aquela parte do telhado que ultrapassa a linha das paredes - para ter certeza que o sol não ficará batendo na sua janela durante as horas mais quentes do dia

  • Água fresca

    O investimento em um sistema de reutilização de água da chuva é uma excelente alternativa a ser considerada por quem pretende construir uma casa. "O sistema de captação custa menos de 5% do valor total da obra, é ótimo para o meio ambiente e ainda ajuda a diminuir os custos mensais"


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade