Publicidade

Estado de Minas EMIGRAÇÃO

Quer ir morar no Canadá? Consultor esclarece dúvidas

Idade, educação, idioma e experiência. Segundo um especialista, esses são os principais fatores analisados no processo migratório para o país norte-americano


postado em 10/03/2020 16:32 / atualizado em 13/03/2020 14:16

(foto: Unsplash)
(foto: Unsplash)
Estudar, trabalhar ou morar em outro país é um desejo comum no Brasil. Segundo uma pesquisa do Datafolha, feita em 2018, cerca de 70 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais deixariam o país se tivessem uma chance de fazer isso. E no meio deste cenário, um país desponta na lista de desejo. O Canadá chama a atenção tanto pelo IDH elevado - o 13º no mundo - quanto pelas oportunidades de emprego. São comuns as notícias sobre as milhares de vagas não preenchidas existentes no país, que vão se acumulando mês após mês.

Para suprir a falta de mão de obra, o país norte-americano abriu suas portas para os imigrantes. A expectativa é que sejam distribuídos cerca de 341 mil vistos de residência permanente apenas neste ano. Mas existem critérios para entrada. "O Canadá não quer ajudar ninguém. Existem os postos de trabalho, mas você precisa estar apto para eles", diz Ed Santos. O consultor de imigração e sócio da empresa Canada Intercâmbio traz respostas duras, mas necessárias, para as perguntas mais importantes sobre o processo migratório. "Os brasileiros conseguiram apenas 2% dos vistos oferecidos no ano passado. Não é uma caminhada fácil. Você precisa de, por exemplo, ser fluente em inglês ou francês, ou em ambas as línguas. Não adianta tentar 'se virar' com o idioma", diz o especialista.

Morador do Canadá há mais de 15 anos, o empresário brasileiro hoje presta consultorias e palestras para quem sonha em se mudar para lá. Segundo Ed, os principais fatores levados em conta pelo governo canadense para a liberação de um visto são: idade, proficiência com o idioma, educação e experiência profissional. O perfil mais procurado é o de jovens de até 29 anos, fluentes em inglês e/ou francês, com diploma de ensino superior e mais de um ano de experiência profissional. "O preço total do processo varia entre R$ 20 e R$ 25 mil", diz o consultor.

Há ainda a possibilidade de estudar por lá com um visto provisório e tentar o visto permanente ao concluir os estudos: "Vir para o Canadá fazer uma graduação ou uma pós é um bom jeito de entrar para o mercado de trabalho", recomenda Ed. Ainda segundo ele, os cursos geralmente duram dois anos, a um custo anual que gira em torno de C$ 17 mil (dólares canadenses). É um investimento grande, mas o salário médio anual inicial varia entre C$ 50 e C$ 60 mil".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade