Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Aproveite o tempo em casa para cultivar mini terrários

Práticos, bonitos e feitos com suculentas, eles dão um charme a mais na decoração


postado em 24/04/2020 23:13 / atualizado em 24/04/2020 23:13

A coach de meditação Juliana Minardi ressalta o poder energético das plantas:
A coach de meditação Juliana Minardi ressalta o poder energético das plantas: "Aquele que não respeita a natureza, desrespeita a sua própria essência" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
"Aquele que não respeita a natureza, em algum aspecto, está em desequilíbrio com a sua própria essência", a frase da coach de meditação Juliana Minardi é sobre os benefícios que o contato com a natureza traz, que são há muito comprovados. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em parceria com o Brighamand Women's Hospital entrevistou mais de 108 mil mulheres e concluiu que a taxa de mortalidade daquelas que vivem em áreas verdes é 12% mais baixa do que as que optam pelos centros urbanos.

Por isso, o cultivo de flores, vegetais e plantas, mesmo em espaços pequenos, é cada vez mais comum nos lares brasileiros. Algumas espécies têm ganhado destaque e se tornado as queridinhas do momento. Gordinhas e muito charmosas, as chamadas suculentas, nome popular dado a cactáceas, euphorbiaceas, crassuláceas, entre outras famílias do gênero, são uma boa dica para embelezar qualquer cenário. Ideais para compor miniterrários, são muito utilizadas em projetos paisagísticos que buscam praticidade. "São bastante procuradas tanto para decorar os ambientes quanto para presentear alguém querido", diz a consultora de paisagismo Graciely Francisca de Oliveira, da Flora Tulipa. Por possuir grande reserva de água e nutrientes, necessitam de menos regas e pouca manutenção.

A consultora de paisagismo Graciely de Oliveira diz que os miniterrários são práticos:
A consultora de paisagismo Graciely de Oliveira diz que os miniterrários são práticos: "Podem ser usados tanto para decorar os ambientes, quanto para presentear alguém querido" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Ainda assim, precisam de cuidados. Por isso, o período de isolamento social provocado pelo novo coronavírus, pode ser uma boa oprtunidade para cuidar corretamente ou começar a cultivar um mini terrário com esse tipo de planta. O biólogo Güydo Horta explica que, para permanecerem saudáveis, as suculentas devem ser mantidas em local ensolarado e livre de chuvas. As regas devem ocorrer a cada 15 dias no inverno e uma vez por semana no verão. Sempre com o uso de borrifador para evitar o acúmulo de água no recipiente. "Oriundas de clima árido, as suculentas possuem raízes mais suscetíveis a infecções por fungos e bactérias que podem matá-las", diz ele. Mudanças frequentes de local devem ser evitadas, assim como os ambientes com sombra. "Elas necessitam de luz natural. Quando submetidas a uma condição diferente começam um processo que se chama estiolamento, tornando-se frágeis e fracas." Curiosamente, quanto menos água e mais luminosidade receberem, mais vitalidade terão. A paisagista Ana Lucia Bicalho, da Terral,também é adepta das suculentas e além de ministrar cursos sobre o tema, mantêm várias em casa para compor a decoração. "Para mim, é sempre uma terapia fazer miniterrários." Ela orienta que as regas devem ser espaçadas de forma gradual, até que a planta suporte o maior período possível sem demonstrar sinais de desidratação. "O mesmo vale para a incidência dos raios solares, que deve ser intensificada sucessivamente", completa. A luz solar, diz Ana, é que as torna mais coloridas e exuberantes, possibilitando que secretem pigmentos que as protegem. Contudo, é preciso evitar a luz direta, especialmente no vidro do recipiente, para que as plantas não sejam prejudicadas.

O biólogo Güydo Horta explica que as suculentas devem ser mantidas em local ensolarado e livre de chuvas:
O biólogo Güydo Horta explica que as suculentas devem ser mantidas em local ensolarado e livre de chuvas:"Oriundas de clima árido, possuem raízes mais suscetíveis a infecções por fungos e bactérias que podem matá-las" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Para aqueles que gostam mesmo é de colocar a mão na terra, a boa notícia é que é fácil fazer um mimo desses para ter em casa. As possibilidades são várias. O primeiro passo é escolher um recipiente de vidro ou acrílico, que pode ser até mesmo uma taça de vinho. A seguir escolha suas mini suculentas preferidas. Em média existem 22 mil espécies, sendo 2 mil só de pequenos cactos. Utilize pedriscos, pedras apropriadas que podem ser compradas em qualquer floricultura, para forrar o fundo do vasilhame. Acrescente terra vegetal suficiente para cobrir os torrões das mudas. Com delicadeza, faça o plantio respeitando o intervalo de dois centímetros entre cada planta, sempre tendo o cuidado para não danificar as raízes. Finalize cobrindo os espaços vazios com mais pedriscos. Para montar uma bela composição, a dica é combinar espécies de diferentes tamanhos e formatos, e usar a imaginação para incrementar os terrários com pequenos enfeites.

Erros que você não deve cometer ao cuidar de mini terrários de suculentas*

  • Regar de forma incorreta: nos terrários fechados as regas são menos freqüentes. Isso porque o mini ecossistema criado no ambiente é auto-sustentável. A água que evapora escorre e volta para a terra. Já nos terrários abertos é preciso ficar atento ao aspecto da terra para que não fique seca demais

  • Expor os terrários à luz direta do sol: apesar da luminosidade ser fundamental para a vitalidade das plantas, seu excesso pode matá-las

  • Ignorar o surgimento de ervas daninhas: caso isto ocorra, retire as ervas e aproveite para retirar as folhas secas

  • Não dar manutenção: mesmo exigindo poucos cuidados, é preciso estar atento a cuidados básicos, entre eles a escolha de um bom substrato, troca das pedras e retirada de plantas mortas
*Fonte: especialistas consultados

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade