Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Diretor do Bernoulli comenta novas datas do Enem

Para Rommel Domingos, definição das provas em janeiro e fevereiro de 2021 possibilita ajustes no calendário de estudos


postado em 09/07/2020 16:57 / atualizado em 09/07/2020 17:21

Enem 2020 será entre janeiro e fevereiro de 2021: pandemia do novo coronavírus causou adiamento (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Enem 2020 será entre janeiro e fevereiro de 2021: pandemia do novo coronavírus causou adiamento (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última quarta-feira (8) as novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas impressas serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e a versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A reaplicação, para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura da prova, será em 24 e 25 de fevereiro. Os resultados saem a partir de 29 de março. O adiamento - normalmente as provas são realizadas no mês de novembro - foi necessário por causa da pandemia do novo coronavírus, que paralisou as aulas presenciais em todo o país.

Para o diretor de ensino do Colégio Bernoulli, Rommel Domingos, esse adiamento veio em boa hora. "Era muito importante atrasar a realização do exame o máximo possível, mas mantendo a possibilidade de aproveitamento do primeiro semestre", afirma. Ele acredita que a entrada dos alunos no ensino superior poderá ser feita em maio. "As universidades terão de rever seus calendários e eles serão ajustados ao longo dos próximos anos."

Rommel Domingos, diretor de ensino do Bernoulli:
Rommel Domingos, diretor de ensino do Bernoulli: "Diminuir o ritmo não significa estudar menos. É importante manter as horas de estudo, mas de forma mais lenta, para reforçar a compreensão do conteúdo" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O MEC havia feito uma pesquisa em seu portal, com mais de 1 milhão de votos, para saber quais datas seriam as preferidas pelos estudantes. A maior parcela dos eleitores (49,7%) havia escolhido maio como o mês ideal para que as provas fossem realizadas. "Os alunos optaram pelo maior prazo possível, mas se as provas fossem realizadas em maio o primeiro semestre seria perdido", diz Rommel Domingos. "E perder vagas para um país carente em educação seria o pior cenário."

Ele avalia que, agora que já se sabe a data em que as provas serão realizadas, é hora de ajustar o calendário de estudos. Para quem está no 3º ano ou em um curso pré-vestibular, o colégio ou cursinho vai refazer o cronograma de aulas, colocando conteúdo revisional, principalmente das matérias que foram dadas no sistema de Ensino a Distância. Quem estuda por conta própria precisa fazer da mesma maneira. "O importante é focar na qualidade", diz Rommel. "Diminuir o ritmo não significa estudar menos. É importante manter as horas de estudo, mas de forma mais lenta, para reforçar a compreensão do conteúdo." E cabe também um descanso, com ao menos uma pausa estratégica no meio do segundo semestre, além do recesso entre o Natal e o Ano Novo.

Campeão

Levantamento do jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que o Bernoulli foi o colégio brasileiro com a maior média no Enem 2019, quando são consideradas escolas com mais de 60 alunos participantes. "Ficamos muito felizes com o resultado, mas não surpresos", afirma Rommel. "Dentro do Bernoulli já tínhamos captado que essa era uma turma muito focada e isso se traduz em um melhor desempenho." Para o diretor, com a paralisação das aulas presenciais a tendência é que a média geral do Enem caia este ano. "Mas essa não será uma tendência para as carreiras mais disputadas. Em alunos com motivação muito elevada o rendimento não costuma cair por causa de fatores externos."


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade