Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Vassoura pode disseminar vírus e bactérias entre cômodos da casa

O objeto, que é fundamental na faxina, deve ser higienizado com frequência. Especialista recomenda ter vassouras diferentes para cada área da residência


postado em 08/07/2020 00:26 / atualizado em 08/07/2020 00:26

De aliada a vilã: vassoura pode contaminar ambientes na hora da faxina, caso alguns cuidados não sejam tomados(foto: Pixabay)
De aliada a vilã: vassoura pode contaminar ambientes na hora da faxina, caso alguns cuidados não sejam tomados (foto: Pixabay)
Com a pandemia do novo coronavírus, uma das maiores preocupações da população têm sido com a limpeza da casa, afinal, o perigo maior está nas ruas e, ao transitar por elas, pode-se trazer o micro-organismo causador da Covid-19 para o ambiente doméstico.

Porém, é preciso ter muito cuidado na hora higienizar as residências, pois até os utensílios considerados aliados da limpeza podem se tornar vilões, como é o caso da vassoura. O objeto, além de levantar pó do chão, espalhando-o por outras superfícies, pode, ainda, disseminar vírus e bactérias entre os cômodos. "É o que chamamos de contaminação cruzada, quando transferimos a sujeira de um local a outro", comenta Renato Ticoular, presidente da Limpeza com Zelo, empresa especializada em limpeza residencial.

Ele explica que, para evitar esse problema, é preciso higienizar a vassoura ao fim de cada uso e, se possível, possuir mais de um utensílio desse tipo, para que não seja utilizado o mesmo objeto em mais de um cômodo da casa. De acordo com o especialista, a vassoura do quintal não pode ser a mesma usada no interior da residência, por exemplo. 

Renato Ticoular explica que a vassoura pode ser higienizada começando com batidas das cerdas contra a parede, a fim de retirar o execesso de sujeira que fica grudado. Ele dá uma dica para completar a limpeza da vassoura corretamente. "Se as cerdas forem de nylon, podem ficar de molho por 15 minutos em um balde com detergente neutro, ou 50 ml de vinagre diluídos em água. As de fios naturais também podem ficar de molho em água e sabão neutro, mas é fundamental só sejam utilizadas novamente quando estiverem bem secas", conclui o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade