Publicidade

Estado de Minas LUTO NO FUTEBOL

Há 34 anos, Maradona marcou o gol de mão mais emblemático da história

O lance ilegal ficou conhecido como A Mão de Deus e marcou a vitória da Argentina sobre a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986, no México


postado em 26/11/2020 01:10 / atualizado em 16/01/2022 23:23

Com 1,66 m de altura, era óbvio que o craque Diego Maradona não conseguiria vencer o goleiro Shilton, da Inglaterra, de 1,85 m, no fatídico jogo da Copa do Mundo de 1986(foto: Entretenimento.uol.com.br/Reprodução)
Com 1,66 m de altura, era óbvio que o craque Diego Maradona não conseguiria vencer o goleiro Shilton, da Inglaterra, de 1,85 m, no fatídico jogo da Copa do Mundo de 1986 (foto: Entretenimento.uol.com.br/Reprodução)
Talvez os mais jovens não saibam, especialmente os que não gostam de futebol, mas, há 34 anos, na Copa do Mundo de 1986, no México, a Argentina se classificava para as quartas-de-final com um gol de mão de Diego Maradona. O craque argentino morreu na manhã desta terça-feira (25 de novembro), aos 60 anos, após sofrer uma parada cardíaca, deixando o mundo em luto.

A vitória da Argentina sobre a Inglaterra por 2 a 1, perante 114 mil torcedores no estádio Azteca, na Cidade do México, no dia 22 de junho de 1986, não foi apenas o primeiro passo para a conquista do título mundial, mas um marco para a carreira de El Pibe.

Aos cinco minutos do segundo tempo, Maradona aproveitou uma bola espirrada pelo zagueiro inglês Steve Hodge para dividir com o goleiro Peter Shilton e abrir o placar para a Argentina, usando "um pouco da cabeça e um pouco da Mão de Deus", como chegou a declarar ao final do jogo. O argentino ainda deixou o estádio vibrando ao marcar um golaço cinco minutos depois da célebre "Mano de Dios". Ele partiu da área argentina, driblou cinco jogadores ingleses, deixou o goleiro para trás e cravou o segundo e fatídico gol, carimbando o passaporte de sua seleção para as quartas-de-final da Copa do Mundo do México – essa jogada foi considerada o Gol do Século pela Fifa.

Além de significar a classificação para os argentinos, a derrota da Inglaterra também representou uma espécie de vingança. Tanto em termos políticos quanto esportivos. Primeiramente, a Argentina estava dando o troco pela Copa de 1966, na qual foi eliminada das quartas-de-final pelos ingleses, ao ser derrotada por 1 x 0 no estádio Wembley, em Londres. Além disso, a vitória garantida por Maradona foi uma resposta dos argentinos à perda das Ilhas Malvinas, após a guerra contra a Inglaterra, travada entre 2 de abril e 14 de Junho de 1982.

Em entrevista concedida à emissora Canal 13, da Argentina, Maradona lembrou o momento histórico no México e revelou que, como ele tem 1,66 m e o goleiro inglês 1,85 m, não poderia vencê-lo numa disputa aérea. "Shilton poderia subir com as duas mãos e eu não. Com a cabeça, não conseguiria alcançá-lo. Então, decidi usar o punho esquerdo e mexer a cabeça para trás, para ver se 'passava'. Quando a bola entrou, saí correndo, gritando. Logo chamei os companheiros para me abraçarem", revelou o craque. Os demais jogadores argentinos não achavam que o gol seria validado e, por isso, estavam incertos em relação à comemoração. Mas, quando o árbitro Ali Bennaceur, da Tunísia, confirmou o gol de mão, a festa argentina teve início.

Veja o gol de Maradona que ficou conhecido como La Mano de Dios (A Mão de Deus):



*Conteúdo publicado originalmente em 23/06/2016

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade