Estado de Minas LUTO

Sergio Leite, ex-presidente da Usiminas, morre aos 71 anos

Executivo passou cinco décadas na companhia; presidente da Fiemg, Flávio Roscoe lamentou a morte do amigo e profissional


postado em 14/07/2025 19:01 / atualizado em 14/07/2025 22:12

Sergio Leite, ex-presidente da Usiminas (foto: Usiminas/Divulgação)
Sergio Leite, ex-presidente da Usiminas (foto: Usiminas/Divulgação)
Morreu, nesta segunda-feira (14), Sergio Leite de Andrade, ex-presidente da Usiminas, aos 71 anos. Ele foi encontrado morto no início da manhã no condomínio onde morava, em Nova Lima, Belo Horizonte. A causa oficial da morte não foi divulgada. O velório será realizado nesta terça-feira (15), a partir das 12h, no cemitério Bosque da Esperança. O sepultamento acontecerá às 16h.

 

Sergio Leite foi uma das principais lideranças da área da siderurgia no país. Com quase cinco décadas de atuação na Usiminas, o executivo ocupava atualmente o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos da companhia. Era também presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e integrava o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

 

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, lamentou a morte de Leite, com quem conversava pelo menos uma vez na semana. “Ele trazia sempre uma palavra sensata. Um homem preparado, muito inteligente, confiante em Minas Gerais, no Brasil, confiante no setor de aço. Vibrava com isso. Acima de tudo era um ótimo amigo, uma pessoa leal”.

 

Em nota, a Usiminas falou da trajetória do empresário na companhia. “Sergio Leite ingressou na Usiminas em 1976 e, desde o início de sua trajetória como jovem pesquisador e engenheiro, dedicou-se integralmente à companhia e à indústria do aço. Presidiu a Usiminas de 2016 a 2022 e atuava como vice-presidente de Assuntos Estratégicos da companhia. Muito relevante foi sua trajetória institucional, atualmente era presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e membro do Conselho Estratégico da Fiemg, sendo reconhecido por sua atuação ética, respeitosa e por sua visão estratégica", descreve o informe.

 

O presidente da empresa, Marcelo Chara, que trabalhou com Sérgio desde 2012, declarou: “Sergio deixa um legado de compromisso, competência e uma total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga, em Minas Gerais. Agradeço imensamente por tudo que aprendi com ele.”

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação