Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Startup disponibiliza em BH primeiro pronto atendimento 100% online e 24h de Minas Gerais

A consulta virtual inclui prescrição de medicamentos, requisição de exames e emissão de atestado médico com assinatura digital válida em todo o Brasil


postado em 07/04/2021 22:41 / atualizado em 07/04/2021 23:04

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Em meio ao caos da pandemia do novo coronavírus, em que hospitais e pronto atendimentos de Belo Horizonte estão lotados e diante de um colapso na rede privada e pública, Minas Gerais recebe seu primeiro Pronto Atendimento (PA) 100% online e que funciona 24 horas por dia. Trata-se de uma plataforma chamada Click Lifee, que tem capacidade ilimitada de atendimentos de urgência, emergência e eletivos, e que pode ser acessada por site ou app. 

Segundo o diretor clínico da startup que desenvolveu o projeto, o médico Maicon Gonçalves, a ideia surgiu em meio à pandemia, e já nasce seguindo todos os protocolos propostos pela telemedicina, regulamentada há pouco mais de um ano no Brasil. "Estamos preparados para atender pacientes com suspeita da Covid-19, mas o projeto é mais amplo. Queremos desafogar os hospitais, para isso iniciamos atendimentos nas áreas de clínica geral, pediatria, geriatria e ortopedia, que são as especialidades mais demandadas pelo público", explica. O gestor salienta que o objetivo é alcançar os brasileiros que não têm acesso ao atendimento básico de saúde, e ficam à mercê de filas de espera para consultas no SUS. São mais de quatro mil cidades brasileiras sem um posto de saúde. "Agora uma mãe com criança pequena poderá 'levar' seu filho ao médico sem sair de casa, gerando mais comodidade a todos", avalia.

Serviço

De acordo com o médico, a tecnologia foi desenvolvida em uma das plataformas de streaming mais modernas do mundo, com grande capacidade técnica, levando em conta a demanda recente das pessoas por atendimento virtual. Cada paciente será atendido por um médico capacitado, que irá prescrever medicamentos, requisitar exames - que poderão ser direcionados à rede pública ou privada, conforme o perfil do paciente - além de atestados médicos com assinatura digital válida em todo o Brasil.

Segurança

Segundo os desenvolvedores da Click Lifee, a plataforma tem o objetivo de promover a interação entre médicos e pacientes de qualquer parte do Brasil. Tanto o paciente como o médico poderão participar do atendimento de qualquer lugar, trazendo conforto e agilidade para ambos. Para o médico se cadastrar, será preciso passar por uma série de critérios da plataforma, apresentando certificados e títulos, comprovando experiência e a prática,  visando manter o alto padrão de atendimento aos pacientes.

Como funciona?

De acordo com os responsáveis pela plataforma, o aplicativo é intuitivo está disponível para os dois sistemas de celular mais utilizados atualmente, o Android (Google) e o iOS (Apple). Para acessar a consulta, é preciso baixar o app, preencher um cadastro e escolher entre as especialidades médicas. O valor para todas as consultas é de R$ 79,90. Após o pagamento, em poucos minutos, médico e paciente ficam frente a frente para o atendimento. Por meio da plataforma, o paciente poderá ainda enviar imagens de exames anteriores, receitas e demais fotografias para um atendimento mais preciso. Não há limite de tempo para cada consulta. Automaticamente será gerado ainda o retorno para o paciente em até 30 dias. 

Aumento na demanda por atendimento psicológico

De acordo com Maicon Gonçalves, as pessoas estão ficando doentes mentalmente por causa do isolamento social e, por isso, muitos não estão tendo condições de sair de casa para passar por consulta com psicólogos ou psiquiatras. De acordo com o médico, a procura por este tipo de atendimento cresceu na plataforma. "Tivemos um aumento de 85% de pessoas em busca de consultas para tratar problemas psíquicos. São pais responsáveis pela fonte de renda da casa que perderam seus empregos, chefes de família que possuem filhos ou cônjuges com comorbidades e tem medo de sair para trabalhar, se contaminar e levar o vírus para dentro de casa", relata.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade