Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Conheça os benefícios dos óleos essenciais indicados para utilizar na primavera

De acordo com especialista, os estímulos que essas substâncias proporcionam geram efeitos que combatem situações de estresse e ansiedade, ajudando no relaxamento e no bem-estar geral


postado em 27/09/2021 11:16 / atualizado em 27/09/2021 11:17

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A chegada da primavera pode ser um convite para renovar as energias e inspiração para a apreciar e desfrutar da natureza através de sua beleza particular e do aroma das flores. E a energia de cada estação do ano pode ser melhor aproveitada com o auxílio de óleos essenciais, que, segundo especialistas, trazem diversos benefícios. "A primavera simboliza o renascimento, novos ciclos e abundância. Seu corpo, mente, coração e espírito ficam energizados e motivados e transformam seus pensamentos em ação", analisa Fábián Laszlo, da Laszlo Aromatologia.

Segundo ele, os estímulos que os óleos proporcionam geram efeitos calmantes, que combatem situações de estresse e ansiedade e ajudam no relaxamento e no bem-estar geral. O especialista explica que existem diversas formas de empregar a aromaterapia no dia a dia, como por exemplo, com o auxílio de um difusor elétrico ou difusor com vela, ambos com recipiente para pingar as gotas do óleo. A medida que o calor vai aquecendo o difusor, o aroma se espalha perfumando o ambiente e agindo de forma terapêutica no organismo da pessoa. 

Confira os óleos essenciais mais indicados para usar durante a primavera, de acordo com Fábián Laszlo:

  • Lavanda: auxilia no relaxamento, na qualidade do sono e no combate à depressão. Também pode ser utilizado para combater dor de cabeça.

  • Gerânio: auxilia nos sintomas menstruais e também da menopausa. Conhecido como o óleo da coragem, o gerânio também estimula na tomada de decisões.

  • Rosa: antidepressivo e calmante, este óleo trabalha as emoções através do chackra cardíaco. Reduz a ansiedade e estimula a atuconfiança.

  • Jasmim: antidepressivo que age direto no sistema nervoso central, auxiliando também na elevação da autoestima.

  • Flor de laranjeira: este é um dos óleos mais indicados no combate a ansiedade e também um forte agente para quem possui insônia. É indicado para relaxar a mente, em especial das pessoas que não conseguem se desligar da rotina de tarefas e do estresse do dia a dia.

Óleos essenciais na gastronomia

Os óleos essenciais recomendados para a primavera, e outros, também podem ser utilizados na gastronomia, segundo  Fábián Laszlo. "Já imaginou qual é o sabor de um chocolate de lavanda ou rosas? Os óleos ransformam a experiência gastronômica em um evento singular, onde não aguçam apenas o paladar, mas promovem sensações únicas proporcionadas através de sabores improváveis", afirma. "Trazer para o paladar aquilo que só conhecemos através do olfato é abrir os horizontes da culinária com sofisticação e propósito, pois os benefícios dos óleos essenciais também podem ser aproveitados por meio dos alimentos promovendo efeitos psicoaromaterapêuticos para além do paladar".

*Com informações da assessoria de comunicação da Laszlo Aromatologia

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade