
As primeiras peças são: do Oscar Schmidt - o Mão Santa, considerado o maior nome do basquete nacional, que trouxe há 35 anos a medalha de ouro dos jogos Pan-Americanos, está no Hall da Fama da FIBA e da NBA; do ex-pugilista Éder Jofre - o Galo de Ouro, tricampeão mundial de boxe, apontado como o maior peso-galo da história do boxe, está no Hall da Fama da modalidade; e Manoel Francisco dos Santos - o Mané Garrincha, tido como o maior ponta-direita do mundo do futebol. Eddie Vieira adianta que está em produção a estatueta do Arthur Antunes Coimbra - o Zico, reconhecido como um dos melhores futebolistas, e de outros nomes ainda em sigilo.

Vieira revela como foi o processo de criação da estatueta do Oscar Schmidt: "O Oscar nos ajudou muito a entender o que seria legal representar neste projeto, qual pose, uniforme e estilo a seguir. Foram muitas conversas, análise de uma série de fotos e vídeos e apresentação de esboços para capturarmos o momento mais importante e simbólico da sua carreira. Para todos os atletas que produzi, respeitei a paleta de cores e reduzi o tamanho para um sexto da altura real deles (de 35 a 40 cm)".
De acordo com o professor da Casa dos Quadrinhos, o tempo médio para desenvolver as estátuas é de cerca de 12 meses. “Começamos pela arte e matriz, depois seguimos para as fôrmas e a produção das cópias com seus devidos acabamentos impressos em 3D. A impressão 3D, aliás, é uma ferramenta necessária atualmente, traz um nível de realismo fantástico. Cada impressão 3D dos protótipos levou em torno de um (1) a dois dias”, detalha o especialista, que informa que os objetos colecionáveis estão disponíveis em número reduzido de cópias e custam de R.500 a R mil.
Interessados podem se especializar em Escultura Digital e Modelagem, mercado em ascensão
Na Casa dos Quadrinhos, interessados em se aprofundar nas técnicas de esculpir e pintar esculturas e de impressão 3D poderão se inscrever no curso Escultura Digital e Modelagem, ministrado pelo Eddie Vieira. Destinada a maiores de 14 anos, a disciplina tem duração de um semestre e ao concluí-la os estudantes imprimem seu projeto na impressora 3D Lab da escola, que utiliza o software Zbrush.
"O conteúdo aborda anatomia de personagens para esculturas, preparação de peça para molde e produção de modelos em resina. Quem se formar em Escultura Digital e Modelagem poderá atuar no mercado de games, animação ou de colecionáveis, sendo remunerado, em alguns casos, em dólar", informa Vieira.
Segundo a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, que analisou 17 segmentos em 54 países, o mercado global de mídia e entretenimento movimentou no último ano em torno de US$ 2,23 trilhões, e no Brasil gerou uma receita de cerca de US$ 43,7 bilhões.
Mais informações sobre o Curso de Escultura Digital e Modelagem da Casa dos Quadrinhos podem ser obtidas pelo telefone (31) 3224.0040, ou @casadosquadrinhos, no Instagram.