Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Projeto Embaixadores MG visa promover a cultura mineira e fazer o bem

Grupo reúne personalidades e profissionais de diversas áreas e foi abraçado pelo Mercado Central


postado em 26/12/2023 00:32 / atualizado em 26/12/2023 00:35

Os apoiadores do projeto: Maurinho Berro D'agua, José Nilson, Amanda Alether, Eliza Fonseca, Edivane Miguel e Marcinho (sentados, na frente); Joanna Scharle, Edilberto Mendes, Livia Ferolla, Helena Bastos, Simone Santos, Christiano Rocco, Carla Costa, Priscila Tomaz, Andreia Alether, Meire Ribeiro, Rosilene Campolina, Marlene Maria de Oliveira Machado, Virginia Camara, Tatiana Chaves, Cristiane Gonçalves, Iracema Machado, Gleice Santana e Janaina Prado (em pé)(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Os apoiadores do projeto: Maurinho Berro D'agua, José Nilson, Amanda Alether, Eliza Fonseca, Edivane Miguel e Marcinho (sentados, na frente); Joanna Scharle, Edilberto Mendes, Livia Ferolla, Helena Bastos, Simone Santos, Christiano Rocco, Carla Costa, Priscila Tomaz, Andreia Alether, Meire Ribeiro, Rosilene Campolina, Marlene Maria de Oliveira Machado, Virginia Camara, Tatiana Chaves, Cristiane Gonçalves, Iracema Machado, Gleice Santana e Janaina Prado (em pé) (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Não é de hoje que a influenciadora digital Edivane Miguel doa seu tempo e sua habilidade de unir pessoas para ajudar o próximo. Desde 2007, quando ainda morava em sua terra natal, Joaíma (MG), ela fazia de seu pequeno restaurante um ponto de recebimento de brinquedos para doar às crianças no Natal. O que ela não imaginava é que essa semente de empatia plantada no Vale do Jequitinhonha geraria frutos não só na região, como chegaria também à capital Belo Horizonte e tende a espalhar raízes por todo o estado.

Edivane é a idealizadora do projeto Embaixadores-MG, que reúne personalidades, influenciadores, comerciantes e profissionais de diversas áreas para promover ações que engrandeçam a cultura, a gastronomia, o esporte e o turismo de Minas Gerais, sem esquecer do foco no âmbito social. "A iniciativa nasceu da minha vontade de ajudar as pessoas e se tornou realidade graças à união de amigos que fiz pela vida enquanto buscava um caminho para conseguir dar suporte a quem precisa", comenta a influenciadora que possui quase 80 mil seguidores no Instagram - público construído durante a pandemia, período em que ela divulgava produtos e serviços de conhecidos que passavam por dificuldades com o isolamento social.

Edivane Miguel, a
Edivane Miguel, a "Loirinha do Pobrecast", idealizadora do Embaixadores-MG: "A iniciativa nasceu da minha vontade de ajudar as pessoas e se tornou realidade graças à união de amigos que fiz pela vida enquanto buscava um caminho para conseguir dar suporte a quem precisa" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
A iniciativa Embaixadores-MG foi abraçado pelo Mercado Central de BH, onde foi realizada a cerimônia de lançamento, em outubro deste ano. "Quando vemos reunidas pessoas de tanto talento para fazer um grande projeto, principalmente visando valorizar a cultura mineira e fazer o bem, não podemos deixar de apoiar. Nos orgulhamos de termos sido o primeiro grande apoio dos Embaixadores, abrindo nossas portas, e incentivando muitas outras instituições e pessoas a fazer a mesma coisa", comenta Ricardo Vasconcelos, diretor-presidente do Mercado Central. Comerciantes do Mercado também abraçaram a causa, como Eliza Fonseca, proprietária do Bar da Lora, um dos ícones do local, que se tornou uma das madrinhas do projeto.

Edivane Miguel explica como surgiu a ideia de criar o grupo e a origem do nome. "Eu sabia que podia fazer muito mais pelo próximo do que já fazia, mas não sabia como. Foi conhecendo pessoas nas redes sociais que encontrei o caminho, que é utilizar esse poder de influência para o bem. Sobre o nome, quando você está em outro país e passa por alguma dificuldade, você procura a Embaixada para pedir socorro, certo?. Então batizei nossa equipe carinhosamente desta forma", conta.

Entre os Embaixadores estão o ex-jogadores de futebol Nonato, ídolo do Cruzeiro, e Paulo Roberto Prestes, ídolo do Atlético; o músico Maurinho Berro D’água, ex-integrante da banda Tianastácia; e o ator, diretor e produtor de teatro Carlos Nunes. A madrinha é a ex-deputada federal Maria Elvira. "Somos todos mineiros apaixonados pela nossa cultura e acreditamos que ela precisa ser mais divulgada fora do estado e até mesmo do país. Quando eu fiz um tropeiro em Nova York, teve fila com espera de 40 minutos e as pessoas se emocionavam ao comer. Isso mostra o poder da gastronomia mineira, e sabemos que muitas outras coisas do nosso estado também têm o potencial de tocar o público, seja ele de onde for. A ideia é promover Minas e ao mesmo tempo fazer ações sociais que ajudem a resolver os problemas de quem precisa, e deem visibilidade aos comerciantes simples, que contribuem muito para a economia e a cultura, mas não tem o glamour de grandes restaurantes, por exemplo", comenta o chef de cozinha Christiano Rocco, integrante dos Embaixadores MG.

A ex-deputada federal Maria Elvira, com Edivane: madrinha do projeto(foto: Arquivo pessoal)
A ex-deputada federal Maria Elvira, com Edivane: madrinha do projeto (foto: Arquivo pessoal)
Edivane Miguel cita outros exemplos de como a iniciativa pode ajudar as pessoas. "Já temos em vista crianças que querem ser jogadoras de futebol mas não conseguem encontrar um caminho para mostrar seu talento, músicos que querem construir uma carreira, donos de bares e restaurantes que não conseguem fazer cursos para aprimorar suas habilidades e gerir seus estabelecimentos de uma forma melhor, e muitas outras coisas que vamos começar a apoiar", diz a influenciadora, também conhecida como "A Loirinha do Pobrecast", já que comanda um podcast onde o lema é "Aqui ostentamos sem dinheiro".

Os Embaixadores-MG já colocaram seu primeiro projeto em prática. Está em produção uma série de dez episódios que será publicada na internet. Com apresentação de Edivane Miguel, cada episódio abordará um dos temas abraçados pela iniciativa. A ideia é visitar, acompanhada de integrantes do grupo, representantes de projetos sociais e microempreendedores da Grande BH, com o objetivo de divulgar seus trabalhos, atraindo apoiadores. Os resultados já estão aparecendo. "Visitamos o Bar do Maradona, no Santa Efigênia, e levamos o Leonardo Oliveira, dono do Bolota’s Bar, estabelecimento consagrado de BH. Com isso, o Maradona me ligou dois dias para dizer que o público aumentou muito, ao ponto de até mesmo vizinhos que nunca tinham frequentado o bar, terem passado a ir. Isso fez com que ele conseguisse pagar contas atrasadas", comemora Edivane.

Saiba mais no Instagram @embaixadores_mg

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação