Infelizmente, perder arquivos importantes que estavam salvos em dispositivos eletrônicos não é algo incomum. A ocorrência cotidiana requer o auxílio de recursos para recuperar os documentos de valor.
O uso de dispositivos físicos externos ainda é muito relevante para o armazenamento de arquivos importantes, sejam eles de cunho pessoal ou profissional. As razões para isso são variadas, partindo desde uma simples preferência até as comparações com a exclusividade online dos serviços da nuvem.
Por mais seguro que seja guardar dados em plataformas como o Google Drive ou o iCloud, existe o fato de que tais dados só podem ser acessados se você tiver uma conexão com a internet. Periféricos como o pen drive e o HD externo, por outro lado, não requerem tal elemento, guardando tudo offline.
Apesar desse e outros benefícios, há um elemento que ainda incomoda os que preferem dispositivos externos aos serviços digitais: a possibilidade de perder arquivos. Isso pode ocorrer por falha técnica ou erro humano, mas em todos os casos o resultado é o mesmo: o usuário perder acesso aos dados.
Diante dessa problemática, surge a pergunta: há solução para os arquivos perdidos do pen drive? A resposta é um sonoro “sim”. Isso é possível com a utilização de ferramentas externas instaladas no computador, como é o caso do Wondershare Recoverit, um programa que vamos explorar logo abaixo.
Qual é a melhor ferramenta para recuperar dados perdidos do pen drive?
A primeira coisa a se considerar na busca por ferramentas para recuperar pendrive é: qual delas oferece o que preciso? Um software pode ser interessante para uma necessidade X, mas não entregar o que é preciso para um problema Y. Diante disso, nós temos uma sugestão: o Wondershare Recoverit.
O Wondershare Recoverit é um programa disponível para computadores com o sistema operacional Windows, capaz de recuperar arquivos que foram deletados de qualquer tipo de dispositivo. Ao todo, ele é compatível com mais de 2000 eletrônicos e 1000 extensões, com uma taxa de sucesso de 95%.
Os serviços do programa são pagos, mas podem ser testados gratuitamente, para que usuários fiquem bem informados sobre o que o serviço oferece. O processo todo é bem simples: para a recuperação de pen drive, por exemplo, basta que você conecte o dispositivo ao computador e execute o programa.
As razões pelas quais o arquivo que deseja recuperar foi deletado também são abrangentes, podendo englobar desde o simples erro humano até a interferência de malwares e vírus. Para quem não tem experiência em recuperar arquivos eletrônicos, o Wondershare Recoverit é uma alternativa indicada.
Como recuperar arquivos perdidos do pen drive com o Wondershare Recoverit em 6 passos
Recuperar arquivos perdidos do pen drive com o Wondershare Recoverit não é uma tarefa difícil! Para isso, tudo o que você precisa é de um computador com acesso à internet (ao menos temporariamente) e o dispositivo onde estavam os dados que perdeu. Nós fizemos um tutorial simples em só 6 passos!
1 – Faça o download do Wondershare Recoverit no site oficial
O primeiro passo para recuperar arquivos perdidos do pen drive é fazer o download do Wondershare Recoverit no site oficial do programa. Ao acessar a plataforma, você verá um botão com o nome “teste grátis”. Clique nele e um download começará automaticamente, com um arquivo “.exe” do software.
O instalador será salvo na pasta “downloads” do seu navegador ou outro espaço que tenha escolhido. Não se preocupe: o arquivo é perfeitamente seguro e não contém vírus ou malwares. Para começar o passo seguinte do processo, tudo o que precisa é clicar duas vezes no arquivo com o botão esquerdo.
2 – Instale o programa no computador
Assim que clicar no arquivo do instalador do Wondershare Recoverit, uma janela será aberta. Você deverá clicar na caixinha de “li e aceito” e então no botão para a instalação começar. Essa parte do processo é automática, de modo que não é necessário realizar nenhuma outra tarefa, apenas esperar.
Você pode continuar executando tarefas no computador, caso deseje, desde que não feche a janela de instalação do Wondershare Recoverit. O tempo de instalação varia de acordo com a velocidade da sua máquina: quanto mais veloz o PC, mais rápido receberá a mensagem de que a instalação foi concluída.
3 – Conecte o pen drive ao dispositivo com o software
Concluída a instalação, você pode abrir o programa automaticamente ou encontrá-lo via ícone na área de trabalho. Em todo caso, é nesse momento que o tutorial de como recuperar pen drive pede que se conecte o dispositivo à máquina em uma das entradas USB do computador. Qualquer uma funciona!
Caso o pen drive seja reconhecido com sucesso, uma notificação irá aparecer no canto inferior direito da tela do computador. Se isso não acontecer, retire o objeto e procure uma nova entrada. O USB também será mostrado na área “dispositivos e unidades” ao acessar “meu computador” no Windows.
4 – Abra o Wondershare Recoverit
Seguido do passo anterior, você irá abrir o Wondershare Recoverit pela primeira vez, seja na área de trabalho ou automaticamente pós instalação. Logo na janela inicial, duas opções serão visíveis em uma coluna do lado esquerdo da janela atual: “recuperação de arquivos” e “restauração de foto/vídeo”.
Além disso, há “discos rígidos”, “discos externos” e “acesso rápido” no centro da janela. Caso o seu pen drive tenha sido conectado com sucesso ao computador, ele irá aparecer logo abaixo de “discos externos”. Se o pen drive não for identificado, feche o programa, insira-o novamente e volte a abrir.
5 – Selecione a ferramenta adequada no programa
Para começar a recuperação, você precisará clicar no ícone do pen drive que apareceu no programa. Ao passar o mouse por cima, a mensagem “digitalizar” ficará visível. Clique e uma nova janela será aberta, iniciando a varredura. Essa parte do processo pode ser demorada, se existirem muitos dados.
Assim como durante a instalação, você pode continuar mexendo no computador normalmente, mas não deve fechar a janela do Wondershare Recoverit e nem retirar o pen drive da entrada USB. Quanto menor for a unidade, menos tempo irá demorar para o programa identificar documentos já apagados.
6 – Aguarde o processo de recuperação ser concluído
Ao fim do processo de recuperação, o Wondershare Recoverit irá mostrar uma lista com todos os arquivos que foram encontrados pelo programa, dentre os quais deverá estar aquele que estava buscando. É muito provável que a lista seja extensa, então você pode tomar um tempo para achá-lo.
Ao encontrar o que precisa, tudo o que resta é selecionar o botão “recuperar”, na parte inferior direita da janela. Nesse ponto, será preciso que tenha uma assinatura do Wondershare Recoverit para que a recuperação seja efetuada, o que pedirá um novo login ou um cadastro na plataforma. E é só isso!
Etapa opcional: faça uma varredura utilizando filtros
A fim de evitar checar dezenas, talvez centenas, de itens, uma boa solução é utilizar os filtros do Wondershare Recoverit, os quais delimitam que tipos de arquivos serão encontrados pelo programa. Para isso, você pode clicar no ícone “filtro”, que fica na janela com a lista de documentos recuperados.
É possível selecionar arquivos por tipo de mídia, data, tamanho e status. É interessante notar que, caso a varredura ainda não tenha sido concluída, o seu arquivo pode ainda não ter sido encontrado e aparecer na lista. O mais indicado é esperar todo o procedimento terminar e só então usar os filtros.
Quais são as vantagens de usar o Wondershare Recoverit?
Algumas das vantagens do Wondershare Recoverit já foram exploradas durante o texto, mas vale a pena dedicar um item exclusivo para falar sobre outras. A primeira é inclusive a própria temática desse texto: a possibilidade de recuperar arquivos perdidos de pen drive em poucos passos e sem tropeços.
Embora os recursos do programa sejam complexos e sua varredura seja aprofundada, o uso em si é simples e não pede conhecimentos técnicos avançados. Não importa se você tem um computador gamer, se usa apenas para trabalho ou coisas pessoais, qualquer usuário é capaz de navegar pelos menus e encontrar aquele documento que tinha sido apagado.
A possibilidade de testar os recursos antes de pagar por eles também aparece entre as vantagens. Caso perceba que o Wondershare Recoverit não foi capaz de suprir sua necessidade, por exemplo, você não precisa prosseguir com a assinatura. Essa característica coloca o controle na mão do usuário.
Por fim, vale a pena mencionar a variedade de situações que são abraçadas pelo programa, o que significa que a maioria dos problemas com arquivos apagados são possíveis de serem resolvidos com as ferramentas do serviço. Em alguns minutos e sem estresses, você resolve uma questão importante!
Recuperados os arquivos, o melhor a se fazer é ficar prevenido para ocorrências futuras. Mesmo com o auxílio do Wondershare Recoverit, caso cometa algum erro ou tenha problemas técnicos, é sempre interessante ter um “plano B”, evitando que passe por sufocos ao perder os documentos importantes.
Sempre que possível, salve tudo o que não quer perder em mais de um lugar, como por exemplo um dispositivo externo e a nuvem. Nessa situação, você não fica dependente da internet, mas também não se coloca como refém de dispositivos físicos. Todas essas tecnologias estão aí para nos beneficiar!