
A montagem marca o reencontro do ator com o diretor Luís Artur Nunes, com quem já trabalhou em produções como o monólogo “Fala, Zé!” (2006) e “A Mulher Sem Pecado” (2000), de Nelson Rodrigues. “Foi um verdadeiro presente receber esse texto”, afirma Nunes. “Eu já havia gostado muito do filme, mas me apaixonei pelo texto teatral de Samuel D. Hunter. A dramaturgia é de excelência, construída no modo realista, mas com uma estrutura de grande modernidade. ‘A Baleia’ não segue uma linha narrativa tradicional — é uma espécie de narrativa em mosaico, cujos fragmentos se articulam num todo surpreendentemente coerente”.
O diretor ressalta ainda a atualidade do enredo. “A peça nos fala de intolerância religiosa, homofobia, culpa, reconexão e empatia, sempre a partir de personagens humanos, complexos e cheios de contradições. É um material encharcado de emoção, e foi impossível não encarar esse desafio. Felizmente, estive cercado de um elenco extraordinário e de uma equipe artística e técnica da mais alta qualidade”.
O texto de Hunter ganhou notoriedade internacional com a adaptação para o cinema em 2022, dirigida por Darren Aronofsky e estrelada por Brendan Fraser, que recebeu o Oscar de Melhor Ator em 2023. A trama acompanha um professor de inglês com obesidade severa que, isolado, tenta restabelecer vínculos afetivos. Sua trajetória também aborda questões como intolerância religiosa e aceitação, estabelecendo diálogo com o público LGBTQIA+.
Para viver o protagonista de quase 300 quilos, José de Abreu conta com um figurino climatizado e de enchimento, desenvolvido por Carlos Alberto Nunes, da Unirio. O elenco reúne ainda Luisa Thiré, Gabriela Freire, Eduardo Speroni e Alice Borges. A cenografia é de Bia Junqueira, o visagismo de Mona Magalhães, a iluminação de Maneco Quinderé e a trilha sonora de Federico Puppi.
Aos 78 anos, Abreu segue em atividade também na televisão. Recentemente, interpretou Rodolfo Barros na novela “Volta por cima”, da faixa das 19h, e pode ser visto em “Guerreiros do Sol”, produção original do Globoplay, no papel do coronel Elói.
A Baleia, com José de Abreu
Quando: 23 e 24 de agosto - sábado, às 21h | domingo, às 19h
Onde: Grande Theatro Unimed-BH no Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315, Centro, Praça Sete)
Quanto: de R$ 50 a R$ 140