Estado de Minas PRAZO

Descendentes de espanhóis têm dois meses para reconhecer a cidadania

Prazo para solicitar a cidadania espanhola se encerra em 21 de outubro; reconhecimento pode ser feito no Brasil por meio dos consulados


postado em 29/08/2025 10:47 / atualizado em 29/08/2025 10:58

Para obter o reconhecimento, é necessário comprovar a linhagem com documentos como certidões de nascimento e casamento, além de protocolar o pedido no Consulados da Espanha (foto: Marde Couto/Divulgação)
Para obter o reconhecimento, é necessário comprovar a linhagem com documentos como certidões de nascimento e casamento, além de protocolar o pedido no Consulados da Espanha (foto: Marde Couto/Divulgação)
Brasileiros descendentes de espanhóis têm menos de dois meses para reconhecer a cidadania espanhola. Isso porque a Lei da Memória Democrática, que garante a filhos, netos, bisnetos e até trinetos de espanhóis o direito de requisitar a cidadania sem precisar residir na Espanha, estará em vigor somente até 21 de outubro. 

Para obter o reconhecimento, é necessário comprovar a linhagem com documentos como certidões de nascimento e casamento, além de protocolar o pedido em um dos cinco Consulados da Espanha no Brasil até a data-limite.

Segundo Luana Bastos, fundadora da Travessia Cidadania, trata-se de uma oportunidade única para quem deseja garantir o passaporte espanhol sem sair do Brasil. “O processo de cidadania espanhola é mais fácil, mais barato e mais rápido que outras nacionalidades europeias”, pontua.

Ela também lembra as vantagens de ter um passaporte europeu. “Com o documento, é possível viver, trabalhar e estudar em qualquer um dos 27 países da União Europeia, além de contar com isenção de visto para destinos como Estados Unidos, Canadá e Austrália”, explica.

A Embaixada da Espanha no Brasil estima que cerca de 15 milhões de brasileiros têm direito à cidadania espanhola, mas muitos ainda desconhecem esse direito — e podem perder o prazo estabelecido pela lei.

Curso orienta descendentes

Com o aumento da procura pelo reconhecimento da cidadania, Luana Bastos lançou o curso online para orientar interessados no processo. “São 50 aulas gravadas, que podem ser assistidas quando e onde o aluno quiser, além de suporte para dúvidas por um ano”, destaca.


Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação