
Inspirado na metáfora da água — capaz de contornar obstáculos, adaptar-se e se transformar —, o trabalho propõe uma experiência sensorial e poética que convida o público a refletir sobre o tempo e a escuta do corpo.
Segundo a fundadora e diretora artística do grupo, Suely Machado, voltar ao palco com a montagem é reafirmar um gesto necessário. “A água encontra sempre por onde passar. E é esse o espírito da obra. Desde a estreia percebemos como o público se conecta com a ideia de dançar o que resiste, o que escapa e o que transforma o caos em poesia”, destaca.
Ela acrescenta que cada apresentação renova a experiência. “É um trabalho que nasceu do desejo de traduzir o presente com profundidade e delicadeza. Cada nova apresentação é também uma nova camada que se soma a esse fluxo vivo”, completa.
Com concepção coreográfica de Marcela Rosa, o espetáculo foi desenvolvido de forma colaborativa, a partir da escuta e das experiências dos intérpretes-criadores. Em cena, os corpos se desdobram em paisagens afetivas, revelando contrastes entre contenção e fluidez, opacidade e brilho, silêncio e explosão. A trilha original de Federico Puppi constrói camadas sonoras em diálogo direto com a coreografia.
Após as apresentações em Belo Horizonte, o grupo segue para Araçuaí, no Norte de Minas Gerais. No dia 6 de setembro, haverá uma Oficina de Dança Contemporânea no Centro Cultural Luz da Lua, às 10h, e, no dia 7, um Ensaio Aberto do espetáculo, às 20h30, ambos gratuitos.
"Como Água” – Grupo de Dança Primeiro Ato
Data / Horário: 30 e 31 de agosto de 2025, Sábado (30), às 20h | Domingo (31), às 19h
Local: Espaço Cênico Yagi – Teatro Raul Belém Machado (Rua Josi Gomes de Souza, 15 – Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG)
Gratuito (retirada de ingressos pelo Sympla)
Link: Sympla – Como Água