
O processo, criado como alternativa ao Enem, será composto por três etapas aplicadas ao longo do Ensino Médio. A primeira prova está marcada para o dia 14 de dezembro, um domingo, e não será permitida a participação de treineiros — apenas estudantes que pretendem concluir todas as fases poderão concorrer. Os aprovados no ciclo 2025-2027 ingressarão nos cursos de graduação da universidade em 2028.
Podem participar estudantes e egressos do Ensino Médio, incluindo concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sem restrições em relação ao ano de conclusão da etapa escolar. A taxa de inscrição é de R$ 150, com possibilidade de isenção total para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como beneficiários do programa Pé-de-Meia. Também haverá desconto de 50% para alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada, independentemente da renda familiar. Os pedidos de gratuidade ou desconto devem ser feitos entre esta segunda e 27 de agosto, pelo site da Copeve.
As provas da primeira etapa serão aplicadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. De acordo com a UFMG, a escolha das cidades se baseou em um levantamento sobre a origem dos inscritos no Sisu da instituição nos últimos três anos. A expectativa é de que outros municípios sejam gradualmente incorporados como sedes a partir de 2026.
O exame cobrará exclusivamente conteúdos da 1ª série do Ensino Médio, com 45 questões objetivas e uma questão discursiva interdisciplinar, voltada à produção escrita em prosa. Serão 14 perguntas de Linguagens e suas Tecnologias (Português e Literaturas, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira, a ser escolhida entre Inglês ou Espanhol), nove de Matemática e suas Tecnologias, 12 de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e dez de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Além disso, os candidatos deverão se preparar a partir de referências de literatura e artes indicadas pela universidade: o romance Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida (1862-1934); a canção Principia, do álbum AmarElo, de Emicida; e a série de autorretratos Pão e circo, do artista Paulo Nazareth. A seleção das obras considerou a diversidade de autoria e conteúdo, a acessibilidade e o fato de estarem em domínio público.
A escolha do curso de graduação ao qual o candidato deseja concorrer será feita apenas no momento da inscrição para a terceira e última etapa, quando já será possível conhecer as notas obtidas nas fases anteriores.