
Publicado em 2024, o romance traz como pano de fundo o ingresso dos primeiros cotistas na universidade brasileira, abordando questões de preconceito, luta, exclusão e sonho. A narrativa acompanha Joaquim, jovem órfão que, nos anos 2000, em Porto Alegre, tenta conciliar a responsabilidade de cuidar da avó doente e a falta de oportunidades com seu desejo de seguir próximo da literatura.
Além de Tenório, o Sempre Um Papo terá outros sete encontros entre setembro e outubro, reunindo nomes como Maria Ribeiro, Ruy Castro, Heloisa Seixas, Cidinha Silva e Eduardo Gianetti. Criado em 1986, o projeto completa 40 anos em 2026 e se consolidou como um dos mais tradicionais espaços de diálogo entre escritores e público no Brasil.
Trajetória
Carioca radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório nasceu em 1977, é doutor em teoria literária pela PUC-RS e já foi professor visitante da Universidade Brown, nos Estados Unidos. Além de “De onde eles vêm", é autor de "Estela sem Deus" (2018) e "O avesso da pele" (2020). Este último, além do Jabuti, vendeu mais de 200 mil exemplares, foi alvo de tentativas de censura e teve os direitos de publicação negociados com editoras em países como Portugal, Itália, França, Suécia, China, México e Estados Unidos.
Sempre Um Papo recebe Jeferson Tenório
Quando: quarta-feira (10), às 19h30
Onde: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21)
Entrada gratuita