
A festa começa neste fim de semana com uma agenda que mistura música, tradição e ancestralidade. Na sexta (26), a cantora e compositora Júlia Tizumba sobe ao palco com o show "Minêra", que celebra 20 anos de sua carreira com canções autorais e releituras de nomes como Maurício Tizumba e Sérgio Pererê. No sábado (27), às 20h, é a vez de Maurício Tizumba apresentar o espetáculo “Umbanda”, que reverencia a ancestralidade africana em arranjos de Everton Coroné.
O domingo (28) abre em clima de cortejo: às 10h30, o grupo Tambolelê conduz o público do Parque Municipal até o teatro. Na sequência, às 11h, o projeto Música de Domingo terá uma edição especial com a Babadan Banda de Rua, que recebe a cantora maranhense Rita Beneditto e o maestro cubano Néstor Lombida. O repertório passeia por influências afro-brasileiras, afro-mineiras e afro-cubanas.
As comemorações seguem em outubro com a Mostra Infantil do Circuito Municipal de Cultura, que traz espetáculos como “De onde vem o dinheiro” e “Acontecimento em Vila Feliz”, além do cortejo Arrastão de Palhaças. O mês também terá apresentações adultas, como o stand-up de Yuri Marçal “Virou Passeio”, peças infantis e o show da Orquestra Mineira de Pandeiro. Em novembro, será lançado o livreto Maestro Francisco Nunes, fruto da pesquisa de Leandro Oliveira, acompanhado de uma aula-show. Em dezembro, a programação se encerra com uma edição especial do Música de Domingo em homenagem ao aniversário de Belo Horizonte.
História e legado
Inaugurado em 1950 como “Teatro de Emergência”, o Francisco Nunes foi projetado pelo arquiteto Luiz Signorelli. Tombado em 1994 e reconhecido como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte em 2014, o espaço homenageia o maestro e clarinetista mineiro Francisco Nunes (1875-1934).
Ao longo das décadas, o teatro recebeu nomes como Elis Regina, Chico Buarque, Gal Costa e Caetano Veloso, além de abrigar projetos históricos, como o Pixinguinha, e movimentos que marcaram a cena artística local, como o nascimento do moderno teatro mineiro. Hoje, após reformas e adaptações, o espaço mantém 541 lugares, foyer para exposições e acessibilidade.
Palco de festivais como FIT-BH, FAN e FID, além da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, o “Chico Nunes”, como é conhecido, segue cumprindo sua vocação de espaço democrático e plural. Em 2024, foram 154 atividades e mais de 26 mil espectadores, consolidando sua relevância como patrimônio vivo da cidade.
Programação especial pelos 75 anos do Teatro Francisco Nunes
Sexta (26), às 20h
Show Musical: Júlia Tizumba - Minêra
Classificação: 10 anos | Duração: 60 minutos
Sábado (27), às 20h
Show Musical: Maurício Tizumba
Classificação: 10 anos | Duração: 60 minutos
Domingo (28)
10h30 - Cortejo com Tambolelê
Local: entrada do Parque, descendo a alameda, passando pelo largo, conduzindo o público até a entrada do teatro.
11h - Música de Domingo - Babadan Banda de Rua convida Maestro Néstor Lombida e Rita Beneditto
Classificação: 10 anos | Duração: 60 minutos
Ingressos gratuitos: retirada no site do Sympla ou na bilheteria do teatro (com duas horas de antecedência)
Local: Teatro Francisco Nunes – Avenida Afonso Pena S/Nº – Parque Municipal Américo Renné Giannetti