
A montagem une a diretora e atriz Fernanda Vianna e o diretor musical Ernani Maletta em um processo colaborativo que resgata um dos primeiros e mais encenados textos da dramaturga. Escrito em 1953, o espetáculo recria a noite de Natal a partir da perspectiva do Boi e do Burro, personagens simples e ingênuos que se surpreendem ao testemunhar o nascimento de Jesus no estábulo em que vivem.
Com linguagem poética, leve e bem-humorada, o texto aborda temas como fraternidade, diversidade e paz universal. Embora seja uma peça infantil, Fernanda Vianna reforça que a montagem é voltada a todos os públicos. “Eu tenho uma alegria enorme em trabalhar dentro do universo infantil. É um terreno fértil no qual me sinto bastante livre e motivada. A peça é uma farsa-mistério que recria a noite de Natal através do olhar de pessoas simples, por meio de dois personagens brincalhões, que aliado a um repertório musical belíssimo, criam uma história mágica e bem-humorada, que atinge todas as idades. Gosto de pensar que um espetáculo infantil de qualidade agrada ‘meninos pequenos ou calvos’, como disse Carlos Drummond de Andrade a respeito do texto de Maria Clara Machado”, comenta.
A encenação conta com coro ao vivo, responsável por executar canções natalinas e músicas regionais escolhidas pela direção, criando uma atmosfera de encantamento e mistério. O elenco traz Evandro Heringer e Leticia DiCassia nos papéis do Boi e do Burro, além de atores e cantores que integram o coro.
O cenário e os figurinos são assinados por Carlos Augusto Nunes, a maquiagem por Mona Magalhães, e a direção musical, por Ernani Maletta.
Fernanda Vianna destaca a força criativa do grupo envolvido no projeto. “A criação flui e se torna muito prazerosa com esse grupo de atores, que são também músicos e palhaços. Fizemos juntos o espetáculo ‘Berenice e Soriano’ da Manuela Dias e agora contamos com o auxílio luxuoso do Maestro Ernani Maletta para trazer esse mistério do Natal, que está magistralmente representado na música”, ressalta.
“O Boi e o Burro no Caminho de Belém”. Dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2025 – sexta-feira, às 20h; sábado e domingo, às 17h. C.A.S.A. – Centro de Arte Suspensa e Armatrux (Rua Himalaia, 69 – Vale do Sol, Nova Lima/MG). Gratuito. Bate-papo após a apresentação do dia 13 de dezembro.