
Podem se candidatar autores individuais ou coletivos de artistas com obras autorais em diferentes gêneros, como prosa, poesia, dramaturgia, literatura infantojuvenil, ensaio e outras expressões literárias. Cada proponente pode inscrever apenas um título, que deve possuir registro oficial — ISBN, no caso de livros publicados, ou, para ensaios e artigos, DOI, ISSN, repositórios institucionais ou anais de eventos reconhecidos.
Além da obra, os inscritos devem apresentar uma proposta de atividade, também limitada a uma por participante. As ações podem incluir contações de histórias, performances artísticas ou slams, desde que sejam autorais e demonstrem originalidade, criatividade e expressividade, com potencial de diálogo com o público da feira.
A iniciativa busca ampliar a presença de autores independentes na programação da FLITI, que, ao longo de suas edições, tem se consolidado como um espaço de circulação literária, encontro entre criadores e leitores e valorização da produção contemporânea.
Com curadoria de Bianca Ramoneda e Martha Ribas, a edição de 2026 terá como tema “Escrevo, logo existo: vozes que narram o agora”, com foco em narrativas contemporâneas e na produção literária ligada à juventude. Entre os nomes já confirmados estão autores consagrados e premiados, como Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Roger Mello, Daniel Kondo e Ana Claudia Quintana Arantes, além de artistas e comunicadores como Hélio de La Peña, Ingrid Guimarães e Mônica Martelli, entre outros convidados.
Com entrada gratuita, a FLITI ocupa a cidade histórica de Tiradentes com mesas de debate, lançamentos de livros, programação infantojuvenil, ações formativas e atividades que articulam literatura, educação e impacto social. A feira tem chancela da Academia Brasileira de Letras (ABL) e é realizada pela Korporativa – Marketing Cultural, Social e Ambiental.
Edital FLITI 2026. Inscrições gratuitas até 11/02/2026, via formulário disponível no Instagram @flitifeiraliterariatiradentes