Estado de Minas HOMENAGEM

Pastor Jaime Wright pode virar 'herói da pátria'

Projeto quer inclusão do nome do líder religioso no livro dos brasileiros 'heroicos'


postado em 23/11/2018 08:19 / atualizado em 23/11/2018 08:20

Jaime Wright foi um dos autores do livro Brasil: Nunca Mais(foto: Wikimedia/André Koehne/Reprodução)
Jaime Wright foi um dos autores do livro Brasil: Nunca Mais (foto: Wikimedia/André Koehne/Reprodução)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania  da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta, dia 22 de novembro, o Projeto de Lei 1836, de 2015, do deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO), que pede a inclusão do nome do pastor presbiteriano Jaime Nelson Wright (1927-1999) no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento construído na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Elizeu Dionizio (PSB-MS). Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto deve seguir diretamente para análise do Senado, a menos que haja recurso para que a decisão final na Câmara seja em plenário.

Jaime Wright foi defensor dos direitos humanos no Brasil e um dos idealizadores do livro Brasil: Nunca Mais, obra que descreveu as torturas promovidas pelo regime militar instaurado em 1964 e que se encerrou em 1985. O livro teve grande impacto na sociedade à época de sua publicação (1985), detalhando os métodos de tortura e identificando vítimas e torturadores, com base em documentos oficiais.

A obra foi elaborada por Wright em conjunto com os também religiosos dom Paulo Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel, além de uma equipe de pesquisadores.

(com Agência Câmara Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação