
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta, dia 22 de novembro, o Projeto de Lei 1836, de 2015, do deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO), que pede a inclusão do nome do pastor presbiteriano Jaime Nelson Wright (1927-1999) no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento construído na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Elizeu Dionizio (PSB-MS). Como foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto deve seguir diretamente para análise do Senado, a menos que haja recurso para que a decisão final na Câmara seja em plenário.
Jaime Wright foi defensor dos direitos humanos no Brasil e um dos idealizadores do livro Brasil: Nunca Mais, obra que descreveu as torturas promovidas pelo regime militar instaurado em 1964 e que se encerrou em 1985. O livro teve grande impacto na sociedade à época de sua publicação (1985), detalhando os métodos de tortura e identificando vítimas e torturadores, com base em documentos oficiais.
A obra foi elaborada por Wright em conjunto com os também religiosos dom Paulo Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel, além de uma equipe de pesquisadores.
(com Agência Câmara Notícias)