Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Anvisa proíbe tônico capilar criado pela UFMG

Sanctio não gera o benefício esperado, diz agência


postado em 10/12/2018 15:40 / atualizado em 10/12/2018 14:54

(foto: Araujo.com.br/Reprodução)
(foto: Araujo.com.br/Reprodução)

Na última quinta, dia 6 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso do produto Sanctio Tônico Capilar da Yeva Cosmetiques, criado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produzido e comercializado pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda., da cidade de Itaúna (MG). Ainda de acordo com a decisão da Anvisa, a responsável pelo tônico capilar deve realizar o recolhimento do estoque existente no mercado.

"A suspensão foi motivada pela comprovação da fabricação e do comércio do produto cosmético em desacordo com o que está no registro da Anvisa. Após a análise, em testes de eficácia, a agência constatou que o produto não estimula o crescimento dos fios capilares, o que contradiz a frase encontrada em sua rotulagem: 'Estimula o crescimento capilar'", informa a Vigilância Sanitária em texto divulgado em seu portal oficial.

A Anvisa orienta os consumidores que fazem uso do produto a entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa, para saber como será feito o procedimento de recolhimento e da substituição do produto.

A decisão da agência reguladora se deu por meio da Resolução 3.331, de 6 de dezembro de 2018, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta (7). "Ela possui caráter definitivo e tem validade em todo o território nacional, a partir da data da sua publicação", diz a Anvisa.

(com portal da Anvisa)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade