Publicidade

Estado de Minas CONSUMIDOR

UFMG diz que tônico Sanctio já está de acordo com a Anvisa

Estímulo ao crescimento dos fios foi retirado do rótulo


postado em 13/12/2018 08:09 / atualizado em 13/12/2018 13:29

Segundo Robson Santos, pesquisador da UFMG e dos criadores do tônico Sanctio, ele possui, sim, eficácia no combate à queda de cabelo(foto: Americanas.com/Reprodução)
Segundo Robson Santos, pesquisador da UFMG e dos criadores do tônico Sanctio, ele possui, sim, eficácia no combate à queda de cabelo (foto: Americanas.com/Reprodução)

Em resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 7 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a comercialização do tônico capilar Sanctio, criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e produzido e distribuído pela Yeva Cosmetiques.

"Considerando a comprovação da fabricação e comercialização do cosmético SANCTIO TONICO CAPILAR – YEVA COSMETIQUES pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda. em desacordo com as resoluções RDC nº 7/2015, visto que o teste de eficácia apresentado não comprovou que o produto estimula o crescimento dos fios capilares, resolve: Art. 1º Determinar, como medida de interesse sanitário, em todo o território nacional, a suspensão da distribuição, divulgação, comercialização e uso dos lotes do produto SANCTIO TONICO CAPILAR – YEVA COSMETIQUES que traz na rotulagem "ESTIMULA O CRESCIMENTO DOS FIOS" fabricado pela empresa Laccos Indústria de Cosméticos Ltda. [CNPJ: 09.437.796/0001-19], Autorização de Funcionamento nº 2.04842-1", diz parte da resolução da Anvisa.

Porém, segundo a UFMG, em matéria publicada em seu portal oficial, existe um novo lote do tônico Sanctio que está sendo distribuído com alteração no rótulo, para atender à determinação da Anvisa.

Segundo um dos desenvolvedores da formulação que promete o fortalecimento dos cabelos, evitando a queda dos mesmos, o pesquisador Robson Santos, professor do departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, embora a Anvisa argumente que o teste de eficácia apresentado pela Yeva não comprovou que o produto estimula o crescimento dos fios capilares, os estudos que deram base ao pedido de patente do produto nos Estados Unidos corroboram para essa ação.

"Há pesquisas realizadas por nosso grupo, incluídas na patente licenciada para a Yeva, e de americanos que demonstram a ação do princípio ativo no crescimento de fios. Mas, para atender às determinações da agência [Anvisa], mantivemos apenas as informações de que o tônico reduz a queda de cabelo", comenta o professor ao portal da UFMG.

Segundo ele, o tônico Sanctio tem como diferencial o uso de nanotecnologia que possibilita o carreamento do principio ativo na derme e sua deposição no bulbo capilar. "Sua forma de ação reúne três propriedades: aumenta a circulação sanguínea local e, com isso, o aporte de nutrientes no bulbo capilar, impede a morte das células responsáveis pelo crescimento do fio e apresenta ação antioxidante, o que retarda a queda e melhora a qualidade dos fios", explica Robson Santos.

(com portal da UFMG)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade