Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Centenas de universidades com desempenho ruim no país

Segundo o Inep, 13,5% das instituições tiraram nota abaixo de três


postado em 18/12/2018 16:00 / atualizado em 18/12/2018 15:30

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Em comunicado divulgado nesta terça, dia 18 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que 278 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais na avaliação realizada em 2017. De acordo com o Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), 13,5% das instituições de ensino no Brasil tiveram um Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) avaliado em um ou dois, numa escala que vai de um a cinco.
O índice três reúne a maior parte das instituições. Aquelas que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos um ou dois. Já os que tiveram desempenho superior à maioria, recebem quatro ou cinco. No ano passado, 10 instituições de ensino tiveram o menor índice, um, e 268, o índice dois. A maior parte, 66% das instituições, obtiveram índice três. Na outra ponta, cerca de um quinto, ou 20,5%, obtiveram índices quatro ou cinco.

O IGC é um indicador de qualidade do ensino superior brasileiro. Ele é calculado anualmente e leva em consideração uma série de insumos como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

Entra no cálculo também o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é calculado com base na nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado – que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante – e no perfil dos professores.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade