Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Verão começa nesta sexta com calor e chance de tempestades

Em Minas, estação deve ser mais chuvosa, segundo o Inmet


postado em 21/12/2018 08:51 / atualizado em 21/12/2018 08:55

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

A partir das 20h22 desta sexta, dia 21 de dezembro, começa o Verão no Hemisfério Sul – só terminará dia 20 de março de 2019. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em texto divulgado em seu site oficial, a nova estação se caracteriza pela elevação da temperatura e pelos dias "mais longos", além de mudanças rápidas nas condições de tempo, como chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.

No Verão, ainda cofnorme o Inmet, a chuva deve ser frequente em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste da região nordeste. Os maiores volumes de precipitação são esperados para o sudeste do Amazonas e o norte de Mato Grosso, entre os meses de dezembro e fevereiro.

"Devido às suas características climáticas, o Verão é especialmente importante para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios", informa o instituto em seu site.

Norte

Os modelos climáticos indicam que a região norte do país deve apresentar muita diversidade na distribuição das chuvas com a nova estação. Ela deve ficar acima da média no Tocantins, grande parte do Amapá e de Roraima, além do oeste e sul do Pará e do sul do Acre e de Rondônia. No Amazonas, a chuva fica ligeiramente abaixo do normal, com exceção apenas do leste do estado.

"É importante destacar que, com o fenômeno El Niño confirmado no Verão, sua atuação ficará mais concentrada na parte norte, com tendência de redução da chuva e elevação da temperatura em relação à média", destaca o Inmet.
Nordeste

A previsão do modelo estatístico do instituto para a nova estação na região nordeste indica predomínio de áreas com maior probabilidade de chuva acima da média na Bahia, do litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e no sul do Piauí e do Maranhão. Nas demais áreas, a chuva deve ficar próxima à média ou ligeiramente abaixo. A temperatura estará mais elevada no Maranhão, centro e sul do Piauí, sul do Ceará e no oeste de Pernambuco.

Centro-oeste

A previsão para o verão na região centro-oeste é de probabilidade elevada de chuva normal a ligeiramente acima do normal em grande parte dos estados, exceto no sul de Mato Grosso do Sul, onde será mais próxima à média, ou ligeiramente abaixo. A temperatura prevista deve ficar acima do normal, especialmente no Mato Grosso do Sul, no norte de Mato Grosso e no sul de Goiás.

Sudeste

A previsão nos próximos três meses para a região sudeste é de chuva variando de normal a ligeiramente acima do normal em grande parte de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo e no centro de São Paulo. No Rio de Janeiro, a chuva deve ficar ligeiramente abaixo do normal.

"Porém, vale destacar que a ocorrência de tempestade [chuva e ventos fortes que podem ser acompanhadas de granizo] é normal durante o Verão na região sudeste e não está descartada", informa o Inmet.

Sul

Com a configuração do fenômeno El Niño neste Verão, o modelo estatístico do instituto prevê chuva ligeiramente acima do normal no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e norte do Paraná. Nas demais áreas, a chuva deve variar dentro da faixa normal ou ligeiramente abaixo. A temperatura fica um pouco acima da média em praticamente toda a região; a exceção é apenas o sul do Rio Grande do Sul, onde  pode ficar dentro da normalidade.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade