Publicidade

Estado de Minas TRANSPORTES

Manaus, Campinas e Brasília têm os aeroportos mais bem avaliados

Pesquisa foi realizada pela Secretaria de Aviação Civil


postado em 13/02/2019 14:40 / atualizado em 13/02/2019 14:52

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

De acordo com pesquisa feita pela Secretaria de Aviação Civil, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, e divulgada nesta quarta, dia 13 de fevereiro, os aeroportos internacionais de Manaus (AM), Campinas (SP) e Brasília (DF) foram eleitos por passageiros os melhores terminais do Brasil ao longo do ano passado.

Entre os terminais que recebem até cinco milhões de passageiros por ano, Manaus ficou também com o troféu de Controle Aduaneiro + Eficiente e de Controle Migratório Eficiente. O aeroporto obteve a melhor média de satisfação geral do passageiro, com 4,53 pontos de um total máximo de cinco.

Na categoria entre cinco e 15 milhões de passageiros, o aeroporto de Campinas, mais conhecido como Viracopos, também ganhou o troféu de Raio-X Eficiente e de Controle Migratório Eficiente. O terminal, segundo a secretaria, conquistou a melhor colocação em 19 dos 38 indicadores avaliados na pesquisa. O aeroporto obteve a maior média de satisfação geral do passageiro, com 4,8 pontos de um total máximo de cinco.

Já entre os terminais que processam mais de 15 milhões de passageiros, Brasília obteve 4,43 pontos, também de um total máximo de cinco.

Comparativo

Na comparação entre os anos de 2017 e 2018, o terminal de Viracopos obteve a maior nota de satisfação geral (4,71) entre os 20 aeroportos avaliados pela secretaria. O segundo melhor foi o de Curitiba (PR), com a nota 4,7, seguido pelo de Confins (MG), que serve Belo Horizonte, com 4,6, e que teve variação positiva de 3,3%.

Entre os aeroportos recém-incorporados na pesquisa – Belém (PA), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Maceió (AL) e Vitória (ES) – apenas o terminal catarinense ficou com nota 3,76, abaixo da meta estabelecida pela Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias.

Já o aeroporto que mais evoluiu, em relação a si mesmo, foi Salvador (BA), que melhorou 9,5%, passando de 3,88 pontos em 2017 para 4,25 em 2018. Congonhas, na capital paulista, teve melhoria de 4,6% e Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), evoluiu 3,5%, no comparativo entre os dois anos.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade