Publicidade

Estado de Minas AVIAÇÃO

Aeroporto de Confins é considerado o melhor da América Latina e Caribe

Terminal foi premiado pela Airports Council International World


postado em 08/03/2019 07:55 / atualizado em 08/03/2019 07:51

(foto: BH Airport/Divulgação)
(foto: BH Airport/Divulgação)

O prêmio Airport Service Quality (ASQ), concedido pelo Airports Council International (ACI) World, reconheceu o aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, como o melhor da América Latina e Caribe, na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros por ano. O anúncio do resultado da premiação foi feito pela ACI World, organização representativa dos aeroportos em todo o mundo, na última quarta, dia 6 de março.

O ASQ é um programa criado em 2006 para avaliar a percepção e experiência de viagem dos passageiros, por meio de 37 indicadores de desempenho. Fazem parte do programa 75% dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. O programa envolve a aplicação de 640 mil questionários por ano, em 47 idiomas e 91 países. O prêmio ASQ reconhece os melhores resultados alcançados pelos aeroportos em todo o mundo.

No aeroporto de Confins, 1.404 passageiros participaram da pesquisa durante todo o ano passado.

"Este reconhecimento representa o compromisso de todos os colaboradores da BH Airport com a evolução da qualidade de prestação de serviços oferecidos pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Proporcionar a melhor experiência de viagem aos passageiros e tornar o aeroporto um instrumento estratégico para o desenvolvimento econômico do estado de Minas Gerais é o nosso propósito", afirma Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport, citado pela Agência Minas.

Indicadores

A exemplo da pesquisa de satisfação do passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura, as notas da pesquisa da ACI World são atribuídas numa escala de zero a cinco e avaliam basicamente os mesmos indicadores de qualidade. Em 2018, a nota geral do aeroporto internacional de Belo Horizonte atingiu 4,07.

Na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros, foram eleitos pelo prêmio ASQ como Melhores Aeroportos, por região, os seguintes terminais: King Shaka (África do Sul) e Mohammed V International Airport (Marrocos), na África; Changchun Longjia, Hohhot Baita e Nanchang Changbei (China), Cochin (Índia) e Sepinggan (Indonésia), na Ásia; Alicante-Elche (Espanha), Bergen (Noruega), Bristol e Newcastle (Reino Unido), JSK Sochi (Rússia), Keflavik  (Islândia), Malta (Malta) e Francisco Sá Carneiro (Portugal), na Europa.

Na América Latina e Caribe, além do aeroporto de Confins, foi premiado também o aeroporto internacional de Punta Cana (República Dominicana). No Oriente Médio, o  Queen Alia (Jordânia) e na América do Norte, os aeroportos de Indianápolis, Jacksonville e San Antonio (Estados Unidos).

Entre os indicadores que registraram melhor desempenho no maior terminal de Minas Gerais estão limpeza (nota de 4,42 na escala de zero a cinco), ambiente do aeroporto (4,37) e painéis de voos (4,22).

Reconhecimento no Brasil

O prêmio ASQ de Melhor Aeroporto da América Latina e Caribe vem se somar ao prêmio de aeroporto que mais evoluiu na Qualidade de Prestação de Serviços na América Latina e Caribe, concedido pela ACI em 2017, além do reconhecimento pelos próprios passageiros brasileiros.

De acordo com o resultado da pesquisa de satisfação divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, no quarto trimestre de 2018, o aeroporto internacional de Belo Horizonte manteve o 3º lugar entre os melhores terminais brasileiros, com nota 4,61 (numa escala que vai de zero a cinco). Em quatro anos, o aeroporto subiu nove posições no ranking, passando da 12ª para a 3ª colocação.

Em janeiro deste ano, Confins foi classificado entre os mais pontuais do Brasil, de acordo com  levantamento Punctuality League 2019, realizado pela OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade