Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Que tal passar a fiscalizar o trânsito da sua cidade?

Projeto quer liberar qualquer pessoa a registrar multa no país


postado em 14/02/2019 16:40 / atualizado em 14/02/2019 16:29

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)

Existem inúmeros flagrantes de infrações de trânsito na internet. Agora, imagine se esses registros em foto ou vídeo pudessem gerar multas de verdade? Isso é o que prevê o Projeto de Lei 601, de 2019, que está aguardando a apresentação de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB, regido pela Lei 9.503, de 1997) para permitir a comprovação da infração de trânsito por qualquer pessoa, física ou jurídica, que registrar o fato em vídeo, fotografia ou outros meios de prova admitidos pela justiça. A comprovação terá de ser submetida a uma autoridade de trânsito, que poderá, assegurado o direito à contraprova, lavrar o respectivo auto de infração.

Na justificativa da proposta, Contarato lembra que infrações são recorrentes no trânsito brasileiro. Segundo o senador, muitos motoristas infratores ficam impunes, por utilizarem de meios escusos para burlar a fiscalização ou mesmo pela limitação do alcance dos aparatos estatais. Ele ainda destaca que o objetivo do projeto não é o de transferir a obrigação de fiscalizar do estado para os cidadãos, mas sim ampliar o alcance fiscalizatório e dar efetividade à legislação.

Fiscalização

Na visão do parlamentar, admitir a possibilidade de comprovação da infração de trânsito por meio de imagens e vídeos possibilitará ao cidadão noticiar às autoridades de trânsito delitos frequentes, tais como estacionamentos em vagas reservadas ou mesmo em áreas proibidas e o tráfego de veículos que coloquem em risco a integridade física de outros indivíduos.

Fabiano Contarato destaca que o cidadão já pode, ao tomar conhecimento da prática de um crime, levar ao conhecimento da autoridade policial a notícia do fato. O senador explica que a ideia é dar maior garantia de aplicabilidade da lei com a fiscalização permanente e reduzir os delitos de trânsito. Para ele, a alteração moderniza a legislação de trânsito e se adapta às novas possibilidades de tecnologia.

O senador faz questão de registrar que o contraditório e a ampla defesa estarão preservados, vista a expressa previsão do direito à contraprova. Para Contarato, o projeto poderá permitir que todo cidadão atue como um agente não somente passivo, mas também ativo na construção de um trânsito ordeiro, pacífico e seguro.

(com Agência Senado)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade