Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Conheça o novo modelo de carteira de identidade

Informações de outros 12 documentos podem ser inseridas na nova geração do RG


postado em 17/07/2019 17:54 / atualizado em 19/07/2019 16:31

Novo RG já foi adotado por oito estados e pelo Distrito Federal. O tamanho (9,6 cm x 6,5 cm) é ligeiramente menor que o atual (10,5 cm x 7,5 cm).(foto: Polícia Civil do Estado de Goiás/Reprodução)
Novo RG já foi adotado por oito estados e pelo Distrito Federal. O tamanho (9,6 cm x 6,5 cm) é ligeiramente menor que o atual (10,5 cm x 7,5 cm). (foto: Polícia Civil do Estado de Goiás/Reprodução)
A carteira de identidade, ou registro geral (RG), da forma como a conhecemos, vai mudar. Mas ainda não é para o tão aguardado e moderno formato de cartão com chip que foi anunciado há cerca de um ano pelo Governo Federal.

O novo modelo de identidade continua sendo fabricado em papel moeda, mas está mais completo, podendo conter dados de 12 documentos diferentes, como título de eleitor, carteira de trabalho, PIS, certificado de reservista (ou certificado de dispensa de incorporação) e, até mesmo, número de registro em entidades de classe, como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Regional de Medicina (CRM), entre outros.

> Leia mais: Carteira de identidade tem validade?

Além disso, podem ser incluídos dados como nome social (utilizado, principalmente, por transgêneros e transexuais), deficiências e tipo sanguíneo

Obviamente, a inclusão dessas informações somente é realizada a partir da comprovação dos dados por parte de quem requere o novo documento.

Outra novidade, além de relevos e outros detalhes de segurança reativos à luz ultravioleta, é que a nova carteira de identidade traz um QR Code, evolução do código de barras que, ao ser fotografado utilizando aplicativos de celular específicos, pode levar a uma página na internet pré-determinada. No caso do novo RG, o QR Code serve para que autoridades consigam comprovar a autenticidade do documento.

> Leia mais: Vale usar qualquer assinatura no documento de identidade

Por enquanto, de acordo com o site de notícias G1, a nova carteira de identidade começou a ser emitida no Distrito Federal e oito estados, à medida que pessoas solicitam o RG pela primeira vez ou requerem novas vias. Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná são as unidades da federação (UF) onde já existe a nova identidade. A previsão é que até 2020 todos os estados brasileiros já estejam emitindo o novo modelo do documento, informa o portal de notícias da Globo.

Vale lembrar que a carteira de identidade em modelos antigos segue válida em todo o país.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade