Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Avião é a nova ferramenta de salvamento em Minas

A aeronave realizou 15 transportes urgentes entre setembro e outubro


postado em 12/11/2018 16:01 / atualizado em 12/11/2018 16:06

O transporte feito pelo avião possibilitou acesso aos serviços hospitalares em diferentes regiões do estado, segundo a secretaria de estado de Saúde(foto: CBMMG/Divulgação)
O transporte feito pelo avião possibilitou acesso aos serviços hospitalares em diferentes regiões do estado, segundo a secretaria de estado de Saúde (foto: CBMMG/Divulgação)

Desde setembro deste ano o atendimento a casos de urgência e emergência em Minas Gerais passou a contar com o apoio de um avião Cessna, modelo Grand Caravan, que integra o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), como parte da parceria entre a secretaria de estado de Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros.

Segundo a SES, equipamentos médicos de suporte avançado de vida e bombeiros militares, médicos e enfermeiros do Samu compõem a equipe da aeronave, que transporta pacientes em estado grave com qualidade, rapidez e segurança.

No fim de outubro, a aeronave completou um mês de operação. Neste período, conforme a secretaria, foram realizados dois transportes de órgãos/tecidos humanos e 13 transportes inter-hospitalares. "Quase a totalidade destes foram de crianças por meio do cadastro no Sistema Estadual de Regulação Assistencial. O transporte feito pelo avião, batizado Arcanjo 7, possibilitou acesso aos serviços hospitalares de alta complexidade, de urgência e emergência credenciados ao SUS em diferentes regiões do estado, tendo o norte de Minas o maior número de solicitações atendidas. O avião já voou 41h7min, entre atendimentos de ocorrências e voos de treinamento", informa a SES por meio de texto divulgado pela Agência Minas.

O comandante coronel Claudio Roberto de Souza, dos Bombeiros, aponta os benefícios da aeronave para a qualidade do atendimento: "Realizamos diversos transportes de pacientes via SUS que precisam ser transferidos para hospitais em diferentes localidades. O avião tem uma autonomia enorme e baixo gasto de combustível. A partir de Belo Horizonte, ele vai e volta em qualquer município de Minas Gerais sem ter que parar no meio do caminho para abastecer. Ele nos dá rapidez".
(foto: CBMMG/Divulgação)
(foto: CBMMG/Divulgação)

De acordo com o capitão Peterson José de Paiva Monteiro, também dos Bombeiros, piloto de avião, a ação ainda está em fase inicial. "Passados os primeiros 30 dias de operação posso dizer que ainda estamos em uma fase embrionária. Já ajudamos a salvar muitas vidas, mas certamente ainda vamos ajudar a salvar muitas outras", diz o militar, citado pela Agência Minas.

O capitão explica que nem todos os pacientes podem ser transportados pelo avião e que, por isso, é feita uma regulação do atendimento pelo médico do Samu: "Há casos de pacientes que não podem ser transportados por aeronave, por questões envolvendo instabilidade clínica para voo, condições meteorológicas severas, entre outros fatores. Nesses casos o transporte terrestre pode ser o mais indicado".

A ação é uma iniciativa que envolve a SES-MG, o Corpo de Bombeiros Militar e Samu(s) regionais e municipais, destacando-se a parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, que cede, desde 2012, equipe de enfermeiros e médicos para tripular as aeronaves do SAAV.

"Ao contrário do helicóptero, o avião é empregado principalmente nos casos em que grandes distâncias precisam ser percorridas. Um complementa o outro e por possuírem características distintas conseguimos melhor cobertura de atendimento no estado. Nosso compromisso é com a vida e estamos à disposição da população", comenta José Monteiro.

(com Agência Minas)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade