Publicidade

Estado de Minas OBRA

PBH retira 35 mil m³ de terra e lixo da barragem Santa Lúcia

Intervenção faz parte de projeto contra enchentes


postado em 07/12/2018 17:40 / atualizado em 07/12/2018 16:40

(foto: Flickr/PBH/Antônio Rodrigues/Reprodução)
(foto: Flickr/PBH/Antônio Rodrigues/Reprodução)

Após quase sete meses de trabalho de desassoreamento da barragem Santa Lúcia, que fica na região centro-sul de Belo Horizonte, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), por meio de comunicado enviado à imprensa, informa que foram retirados aproximadamente 35,1 mil m³ de material do fundo do espelho d'água (terra e lixo). De acordo com a Sudecap, a obra faz parte das ações de prevenção de enchentes do Córrego do Leitão e visa reduzir os problemas causados pelas chuvas na avenida Prudente de Morais. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no mesmo comunicado, informa que a estimativa de investimento nessas obras chega a R$ 1,8 milhão.

A Sudecap afirma que o desassoreamento tem como objetivo manter os níveis de água e a capacidade de retenção da presa, que chega a 100 mil m³. Segundo Henrique Castilho, superintendente da Sudecap, de tempos em tempos, sedimentos são levados para o fundo do reservatório, causando o seu assoreamento e, consequentemente, diminuição de sua capacidade de acumulação de água. "O desassoreamento realizado na bacia proporciona um incremento no seu volume de acumulação e mais segurança à barragem Santa Lúcia. O rebaixamento do leito do reservatório permite uma redução do seu nível de água, garantindo os seus fins paisagísticos e o ganho no volume de armazenamento", comenta Castilho, no comunicado à imprensa.

Depois de limpa, a barragem terá o espelho d'água restabelecido, informa a superintendência. O enchimento da lagoa, conforme a Sudecap, ocorrerá naturalmente e o prazo depende das condições climáticas e da vazão da nascente, localizada no parque municipal Jornalista Eduardo Couri, que fica na região centro-sul.

(com assessoria de comunicação da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade