Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA

Aplicativo da PBH passa a receber denúncia contra flanelinha

Atuação do 'tomador de conta' é ilegal em Belo Horizonte


postado em 08/01/2019 17:40 / atualizado em 08/01/2019 16:52

(foto: Google Play/Reprodução)
(foto: Google Play/Reprodução)

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em comunicado enviado à imprensa, seu aplicativo para smartphones com sistema Android e iOS, agora, passa a oferecer um link para que o morador denuncie a atuação de flanelinhas, com possibilidade de apontar no mapa o ponto exato onde está ocorrendo o problema ou até mesmo enviar uma foto da cena. "Tudo isso de maneira sigilosa e segura", garante a PBH.

Para utilizar o canal de denúncia, basta clicar no item "Solicitar serviços" e escolher a opção "Locais de Atuação de Flanelinhas em Vias Públicas". "Os pedidos serão encaminhados diretamente à secretaria municipal de Segurança e Prevenção e auxiliarão, de maneira efetiva, no mapeamento e no planejamento de ações preventivas contra esse tipo de prática. A atuação dos flanelinhas configura crime de tentativa de extorsão, na medida em que o 'tomador de conta' exige do proprietário do veículo o pagamento de um valor em dinheiro para usar um espaço da via pública, sob ameaça, velada ou não, de ser 'surpreendido' com danos no carro, como encontrar a lataria arranhada ou os vidros quebrados, ao retornar ao local onde estacionou", informa a prefeitura.

Segundo a PBH, desde fevereiro de 2017 a Guarda Municipal de Belo Horizonte realiza a operação Flanelinha em dias de jogos de futebol ou em grandes eventos, para coibir a ação dos "tomadores de conta" nas imediações dos estádios e de áreas próximas a parques e atrações turísticas. "Somente de janeiro a novembro de 2018, o saldo dos trabalhos foi de 992 pessoas abordadas, sendo nove delas presas e 23 ocorrências registradas".

Mapeamento

Com a nova opção de apontar os locais de atuação de flanelinhas no aplicativo da prefeitura, Genilson Zeferino, secretário municipal de Segurança e Prevenção, destaca que a ação preventiva da Guarda Municipal ganhará um impulso fundamental. "Agora, a prática dessa tentativa de extorsão poderá ser mapeada em toda a cidade, levando os guardas a intensificarem sua presença nos pontos mais críticos, com rondas mais frequentes e direcionadas", diz o secretário, no comunicado.

De acordo com Genilson, ao atuar no combate à desordem urbana, a Guarda Municipal intensifica seu papel no patrulhamento comunitário preventivo, se aproximando cada vez mais do cidadão e ainda se antecipa no combate a outros crimes mais graves, que podem ser desencadeados pela presença dos flanelinhas, como agressões físicas decorrentes de discussões com os motoristas e até mesmo homicídios decorrentes da disputa por áreas de atuação entre os próprios flanelinhas.

(com assessoria de imprensa da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade